terça-feira, 1 de abril de 2008

Blog'n'Roll: Primeiro de Abril - Paul Is Dead

Hoje é dia Primeiro de Abril, também conhecido como dia da mentira, ou dia dos bobos. Deixando de lado o fato de vivermos num mundo de golpes e espertos, onde todos parecem tentar nos fazer de bobos, resolvi aproveitar a deixa para falar dessa que é considerada a maior mentira da história do rock: a suposta morte de Paul McCartney[bb].

Tudo começou em meados dos anos 60, quando os Beatles pararam de fazer shows. Quem começou o boato é incerto, mas fala-se de um DJ nos EUA que teria levantado a hipótese de que Paul estaria morto desde 1966, quando sofreu um acidente de carro e morreu decapitado. Como não interessava a EMI que a banda parasse de lançar sucessos, foi colocado um sósia em seu lugar, contra a vontade dos outros 3. Esse cara seria um tal de William Campbell.

A partir daí, dicas começaram a aparecer nas capas dos discos e nas letras das músicas. Para alguns, tratavam-se de pistas que John, George e Ringo estariam deixando, para mostrar a verdade aos fãs. Mas na realidade, eles (incluindo Paul) adoraram a idéia a começaram a brincar com o boato. Muitas dessas pistas são realmente interessantes e foram postas lá de propósito, mas outras não passam de “teoria da conspiração”, onde seus defensores vêm coisas sem fundamento. A seguir, uma lista com algumas dessas pistas:

Rubber Soul[bb]
- A capa do disco (distorcida) seria a visão deles pelo ponto de vista de quem está sendo enterrado. Esse é o primeiro disco onde aparece alguma referência ao boato.
- O formato das letras onde aparece escrito o nome do disco, parece um coração de cabeça para baixo. Em algumas culturas antigas, essa seria uma simbologia para a morte.


Revolver[bb]
- Foi a primeira capa onde eles não aparecem fotografados, mas numa caricatura. Talvez o sósia não fosse tão parecido assim.
- Em Taxman George dá um conselho para quem morrer: "Declare the pennies on your eyes", um costume inglês de por moedas nos olhos dos mortos.
- Dr Robert, (supostamente um dentista que teria dado os primeiros comprimidos de LSD para John) pela teoria seria o responsável pelo resgate mal fadado de Paul no seu acidente.
- A letra de Tomorrow Never Knows é simplesmente uma tradução do Livro dos Mortos do Tibet.


Sgt Peppers Lonely Heart Club Band[bb]
- Esse disco é campeão nas referências, começando pela capa, que seria a foto de um funeral. Dá pra reparar o arranjo de flores embaixo, no formato de um baixo Hofner.
- A deusa indiana que aparece embaixo é Shiva, deusa... da morte!
- O arranjo floral escreve a palavra “BEATLES”, mas na verdade há uma letra “O” a direita, o que deixa a leitura “BE AT LESO”. Leso, é uma ilha no Caribe, onde Paul estaria enterrado.
- Essa é ótima: se você colocar um espelho horizontalmente no meio do bumbo, dividindo as palavras “Lonely Hearts”, forma-se magicamente a expressão “HE DIES”, seguida de uma setinha pra cima. Apontando adivinha pra quem?
- Na contra capa, Paul está de costas, os outros de frente. Ao lado da sua cabeça, a frase "Without You"
- No final de Sgt Peppers Lonely Heart, ele convida Billy Shear para cantar a música seguinte. Isso na verdade significaria “Billy is here” (Billy está aqui). Billy é um apelido comum para William.
- Lovely Rita seria a guarda de trânsito que Paul deu uma olhada, perdendo a atenção e sofrendo o acidente.
- Good Morning traz os versos “Nothing to do to save his life”
- A Day in the Life continua contando o que teria acontecido: “He blew his mind out in a car / He didn't notice that the lights had changed / A crowd of people stood and stared / They'd seen his face before / Nobody was really sure if he was from the House of Lords.” (Ele estourou os miolos de carro / ele não percebeu que o sinal havia fechado / uma multidão veio ver / eles já haviam visto seu rosto antes / ninguém tinha certeza se ele pertencia a Casa dos Lordes).


Magical Mistery Tour [bb]
- Outro disco recheado de dicas. Logo na capa a palavra Beatles aparece em estrelas. Se, em 1967, você colocasse a capa no espelho, veria um número de telefone (231-7438). Esse seria o número da casa de William Campbell.
- No filme, há a cena onde os 4 dançam ao som de Your Mother Should Know. Todos usam uma flor vermelha na lapela. A de Paul é preta.
- Na música Strawberry Fields, após o final começa um instrumental bizarro. Ao fundo ouve-se John gritar “I buried Paul” (eu enterrei Paul).
- I Am The Walrus (eu sou a morsa) por si só é uma dica. Em várias culturas, a morsa é o símbolo da morte.


White Album [bb]
- Em Glass Onion, Lennon continua falando de I Am The Walrus: "The Walrus was Paul".
- Ainda em Glass Onion, a tradução ao pé da letra do título da música é "cebola de vidro". Mas há quem diga que essa expressão se refere à janela de vidro que tem na tampa do caixão. Macabro...
- Em Dont Pass Me By, Ringo canta: You were in a car crash, and you lost your hair (ou head???).
- No final de Im So Tired, há algo falado de trás pra frente. Quando se girava o disco ao contrário, ouvia-se John dizendo “Paul is dead man, miss him, miss him”.

Abbey Road [bb]
- Essa capa é sensacional, recheada de referências. Logo de cara, ela significaria um cortejo fúnebre. John na frente de branco, seria o padre. Ringo, de terno, o agente funerário. Paul, descalço, o morto. E George, de jeans, o coveiro.
- O fato de Paul estar descalço tem a ver com um velho costume inglês, de enterrar os mortos sem sapato.
- Paul segura o cigarro com a mão direita. Ué, mas ele não era canhoto?
- Paul está de olhos fechados e com o passo fora de sincronia dos outros 3.
- Do lado esquerdo da rua, há um fusca, cuja placa diz LMW 28 IF. Isso significaria Linda McCarney Widow (viúva) e 28 SE (if) ele estivesse vivo. Na verdade a placa é 281F, mas não dá pra perceber na foto.
- Do lado direito há um rabecão.

- Na calçada esquerda, há um grupo de pessoas no fundo. Ali seria uma cemitério.


Em 1992 Paul resolveu brincar com essa estória e lançou o ao vivo Paul Is Live (primeira capa lá em cima), num trocadilho bem bolado com o boato Paul is Dead. Há várias outras coincidências, como o fato de ter trocado o baixo Hofner pelo Rickenbaker nessa época. Com certeza deixei muitas de fora, mas aí já cai no campo da Teoria da Conspiração. No fundo é só um boato que foi bem aproveitado por eles, com criatividade e bom humor.

Pra vocês, Paul Is Live, in the new world, como diz no encarte do disco.

2 comentários:

Anônimo disse...

A verdade, meu caro, é que o Paul é highlander e vai enterrar a todos nós !!!!!

:-P

Caio Mattos disse...

Sei não, pela lenda ele teria sido decapitado...