quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Hoje no Rock: Morre Del Shannon

É engraçado como, com o passar do tempo, algumas pessoas têm seus feitos medíocres transformados em grandes momentos e como, ao contrário, aqueles que tanto realizaram acabam esquecidos ou lembrados por poucas realizações.


Este é o caso de Charles Weedon Westover, nascido em 30 de dezembro de 1930 no Michigan, que ficou mais conhecido pelo nome de Del Shannon. Guitarrista autodidata, começou sua carreira no exército americano e posteriormente tocando em bares. Um radialista da cidade o ouviu tocando e o levou para a Talent Artists Management, de Detroit.

Logo de cara Shannon emplacou o sucesso Runaway, o único pelo qual é lembrado hoje, que chegou ao topo nos Estados Unidos e na Inglaterra. Mas a verdade é que de 1961 até 1972, quando lançou seu álbum ao vivo, ele sempre esteve nas primeiras posições das paradas, curiosamente até mais na Inglaterra do que em sua terra natal.

Nos anos 70 sua carreira começou a desacelerar, em boa parte devido ao seu problema com o álcool. Já nos anos 80, teve um álbum produzido po Tom Petty, mas que resultou em fracasso.

Em 1988, após a morte de Roy Orbison, houve rumores de que os Traveling Wilburys teriam convidado Del para juntar-se ao grupo. Verdade ou não, o fato é que em 8 de fevereiro de 1990 Shannon se suicidou com um tiro de espingarda, devido à sua depressão. Na época, os Traveling Wilburys estavam preparando seu segundo álbum (Volume 3) e uma ótima versão de Runaway foi gravada, mas não incluída. Taí embaixo ela pra vocês.

Se Shannon foi importante para o rock? Harrison, Dylan, Petty e Linne acham que sim!

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente Del Shannon era muito talentoso,grande voz e ótimas músicas,daquelas que fica na memoria e olha que nao tenho nem 30anos,mas ouvir algumas musicas e pesquisei no youtube e gostei de verdade.