quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Hoje no Rock - White Album

No dia 22 de novembro de 1968, era lançado o White Album[bb] dos Beatles, o famoso Álbum Branco (que na verdade era pra ter se chamado Doll’s House, mas acabou como The Beatles mesmo). Composto quase totalmente durante o retiro dos fabfour na Índia, ele traz material autoral de cada um deles, quase em carreira solo, ao contrário do que costumava acontecer até então, quando todos (principalmente Lennon/McCartney) compunham juntos. Está nele uma das duas únicas compostas por Ringo, Don’t Pass me By, e loucuras como Helter Skelter (tido por muitos como o primeiro heavy metal da história), Revolution nº 9, Why Don’t We Do It In The Road e Wild Honey Pie (George Martin achava que o disco deveria ter sido menor...).

O White foi gravado durante uma das fases mais turbulentas da história da banda. Durante suas sessões Ringo abandonou o grupo, retornando depois graças aos apelos dos demais. A presença de Yoko Ono era cada vez menos apreciada e o envolvimento com drogas mais intenso. Charles Manson acreditou que as músicas tinham mensagens cifradas e cometeu vários crimes baseados nisso. Ainda havia ressentimentos quanto a quem deveria ser o empresário da banda (Brian Epstein morrera um ano antes) e para muita gente esse foi o começo do fim. Eric Clapton gravou o solo de While My Guitar Gently Weeps e não teve seu nome nos créditos. É o primeiro álbum duplo da história, porque por contrato eles teriam que gravar mais 2 discos pela EMI e resolveram o problema assim, para criar a Apple. Ufa!

Apesar disso, o White é um dos 10 álbuns mais vendidos da história nos EUA. Embora não faça parte do disco, Hey Jude foi composta e lançada em compacto na mesma época sendo um estrondoso sucesso. A revista Rolling Stone o considera o 10º melhor álbum de todos os tempos. Não é pouco.

Bom, eu poderia por o bendito pra vocês baixarem, mas vou fazer melhor. Vou dividir uma das minhas jóias: a versão demo dele, intitulada “Kinfauns to Chaos”. Esse disco traz demos das músicas e versões de ensaio. Há muito material que não foi aproveitado no trabalho final. Algumas saíram em outros discos, algumas em carreira solo e outras simplesmente continuam inéditas. Foram gravadas na sua maioria na mansão de Harrison de forma quase totalmente acústica e por isso a qualidade não é das melhores. Vários destaques, sobretudo para Junk e para Child of Nature, que fazia parte de uma aposta entre John e Paul: eles teriam que fazer uma música com a palavra “nature”. Ganhou Paul com Mother Nature’s Son. Mas John reaproveitou sua criação mais tarde, usando a harmonia em outra canção: Jealous Guy.

http://rapidshare.com/files/71464490/Beatles_-_Kinfauns_to_Chaos.rar.html
Good Night, Sleep Tight!

3 comentários:

Anônimo disse...

Caramba...há dias que são predestinados mesmo:
Passeio pós-almoço sem grandes pretensões no CCBB com passada na livraria e, do nada, livrinho-Beatle "me pega"... e na hora de pagar...cd-Beatle por preço irrecusável "me seduz" e...volto pro trabalho e me deparo com esse texto...
Assim não é possível!!!
:-)

Anônimo disse...

Ah, já tinha ouvido falar das disputas John-Paul, mas nunca imaginaria que Jealous Guy teria ligação com Mother Nature´s Son...

(Acho difícil escolher apenas um disco, mas o White certamente é um dos meus preferidos tb.)

Caio Mattos disse...

É dificil mesmo escolher o melhor, mas esse sem duvida é sério candidato.

Sobre a música, baixe o disco e ouça. É rigorosamente a mesma, só muda a letra (mudada pra Jealous Guy)