sábado, 8 de outubro de 2011

Blog on the Top: Pretty Woman

Roy Orbison
Oh Pretty Woman
(UK - 1964)
Muito antes de ser trilha sonora de filme água com açúcar, esse som já fazia sucesso na Inglaterra e nos EUA. Orbison compôs esse clássico com seu companheiro Bill Dees inspirado em sua esposa Claudette.

Segundo Dees, eles estavam tocando quando ela entrou e disse que ia à cidade comprar algo. Roy lhe perguntou se ela precisava de dinheiro, quando Dees respondeu na hora: "Pretty woman never needs any money." Daí para "walking down the street" foi um pulo.

Esse foi o último hit de Roy que logo depois sofreu com a morte da própria Claudette (1966) em um acidente de moto, e de seus 2 filhos em um incêndio, enquanto ele estava em turnê (1968). Roy só voltaria a ter relativo sucesso nos anos 80 quando, convidado por Bob Dylan e George Harrison ingressou nos Traveling Wilburys. Logo após, em dezembro de 88, ele viria a falecer vítima de um ataque cardíaco.

Por falar em Harrison, no verso "Pretty woman yeah yeah yeah", a influência da beatlemania é clara. Em 1964 os Beatles haviam tomado os EUA de assalto e Roy já os conhecia há anos, de suas excursões juntos pela Inglaterra.

Como a versão dele já é mais que manjada, taí o bizarro clip da versão do Van Halen no iutubiu, que eu me amarro!


Nenhum comentário: