quinta-feira, 1 de julho de 2010

Na Vitrola: Fleet Foxes

As vezes as pessoas me mandam um novo som e, juro que não é má vontade, mas eu demoro a gostar. A música fica lá esquecida, eu ouço, não curto, aí dias depois volto a ouvir de novo... Em alguns casos leva meses para ter uma opinião formada. Em geral não gosto, mas em outros casos, passo a simplesmente adorar!

Foi isso que aconteceu quando esbarrei pela primeira vez nos Fleet Foxes. O disco deles ficou esquecido no meu HD por meses até que voltei nele e não parou mais de tocar. Mas por que?

Simplesmente porque é algo que não se vê por ai facilmente. Trata-se de uma banda de Seatle, mas esqueça o grunge e seus representantes barulhentos. Pelo contrário, o Fleet Foxes é uma banda folk de sonoridade absolutamente suave, que descende da linhagem de bandas como o Beach Boys e Crosby Stills and Nash, com arranjos vocais super trabalhados. Mas não para por aí.

O instrumental é um caso a parte. Baseados no violão de aço, como boa banda folk, conta ainda com uma bateria singular, guitarra solo, teclado, baixo e bandolim, tudo muito bem costurado, sem que nada sobre nos arranjos. Aliás arranjos dignos de bandas progressivas, com inúmeras passagens e convenções, dando o clima para as estórias contadas nas letras.

Formado por Robin Pecknold (vocal e violão), Skyler Skjelset (guitarra e bandolim), Christian Wargo (baixo, guitarra e vocal), Casey Wescot (tecladoe vocal) e J. Tillmann (bateria e vocal), o Fleet Foxes possui apenas um disco lançado, homônimo, de 2008, além de um EP de 2006. Prometem material novo para este ano.

Apesar do visual retrô, (clique na foto para aquele arquivinho especial) eles são uma banda contemporânea. Por isso, considero o Fleet Foxes um ótimo exemplo para aqueles que adoram dizer que "não se faz nada que preste hoje em dia". Sim, existe muita música boa por aí. É só procurar. Aí embaixo, uma das minhas favoritas!

3 comentários:

Danilo. disse...

Bem bacana.
Valeu.

zanna disse...

Cd obrigatório na prateleira pra quem gosta de boa música.

Van disse...

eu tb gostei... há tempos =)