terça-feira, 9 de setembro de 2008

Blog com Pipoca: David Gilmour - Remember That Night

Quando a gente pensa em David Gilmour[bb] ou em Roger Waters, é difícil dissociá-los do Pink Floyd. Foi exatamente com essa sensação que comecei a assistir ao DVD Remember That Night, gravado durante a turne de Gilmour do seu novo CD, On A Island. Mas logo a sensação passa e o que se vê é um Gilmour maduro, acompanhado de uma banda que não deixa nada a desejar em relação ao PF.

Gravado no Royal Albert Hall, o show vem em duas partes: na primeira, Gilmour toca o On A Island completo, nota por nota, sem se importar em ser comercial ou não. Na segunda parte, anuncia para delírio geral músicas "um pouco mais conhecidas". Aí sim vem as pedradas como Shine On You Crazy Diamond, Wish You Were Here e Comfortably Numb.

Do Pink Floyd, apenas o tecladista Richard Wright está presente, sem contar o saxofonista Dick Parry, que acompanha Gilmour desde Dark Side of the Moon. O reforço no time está por conta de David Crosby, Graham Nash (de Crosby, Stills and Nash) e David Bowie (acima, cantando Arnold Layne) que se encaixou muito bem a banda.

Quando estava achando tudo lindo, percebi que ainda não havia assistido aos extras. E são muitos! Tantos que vem em um segundo DVD. Lá estão canções que não foram incluídas, ensaios, bastidores e não apenas um, mas três making off: do show, da turné e da gravação do álbum On A Island.

Aliás, a parte mais curiosa de todo o DVD é o encontro entre Gilmour e Waters na fase de ensaios. Por coincidência, ambos alugaram o mesmo estúdio para o ensaio de seus shows, em salas lado a lado. O que se dá é um encontro entre eles, parte tímido, parte nostálgico. Não sei se depois das últimas reaproximações o clima arrefeceu, mas não se sente inimizade ou desconforto entre eles.

Remember That Night é um daqueles shows para se ver e rever, e em cada vez pegar um novo detalhe, um novo som, uma nova imagem. A produção é modesta comparada às do Pink Floyd, mas esmerada e de muito bom gosto, tanto no palco como nos arranjos. Como diz Richard Wright no Making Off, "dessa vez não preciso esperar um porco entrar voando para começar a tocar".

Nem preciso dizer que é altamente recomendado a todos, fãs ou não do Floyd! O paletômetro quase estourou nesse! Abaixo, assista ao trailler do DVD, no iutubiu.



Nenhum comentário: