quarta-feira, 13 de julho de 2011

Blog'n'Roll: Dia Mundial do que mesmo?

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Rock. A data ficou definida a partir de 13 de julho de 1985, quando Bob Geldoff organizou o que foi o maior evento de rock da história, o Live Aid. Uma causa nobre, grandes artistas, palcos nos EUA e na Inglaterra... Mas daí ser o dia Mundial do Rock?

Poderíamos dizer que o dia do Rock é o dia 5 de março, dia em que Ike Turner lançou Rocket 88, considerada por muitos a primeira gravação de r'n'r. Mas como há quem diga que a data real da gravação seria o dia 3 de março, não podemos confirmar.

No dia 9 de fevereiro de 1964 os Beatles tocaram ao vivo no Ed Sullivan. Foi a data que marcou o início do que ficou conhecido como British Invasion. Esse foi o maior momento da maior banda de todos os tempos no berço do rock. Poderia ser o dia mundial do Rock também.

Aqui no Brasil poderíamos considerar o dia 11 de janeiro de 1985, dia em que começou o primeiro (e único) Rock in Rio. Até hoje o festival com maior público da história (1,5 milhão de pessoas), escancarou para a sociedade brasileira o boom do Rock Brasil que estava no auge. Trouxe também show antológicos como o do Queen e de James Taylor. Poderia ser ao menos o dia Nacional do Rock.

Várias outras datas poderiam ser o dia Mundial do Rock. Aniversário de Elvis, de Berry, de Little Richards, dia da morte de Lennon (esse seria bom até pela reflexão), uma das ressucitadas do Keith Richards... Não faltam sugestões. Quem me conhece sabe que não ligo pra datas comemorativas (so livro dia das mães, porque me aturar não foi mole) e essa também passa batida pra mim.

Dia do rock é todo dia que eu acordo e ponho um cd pra ouvir. Dia do rock é todo dia que um moleque ganha sua primeira guitarra, é todo dia que alguém inconformado toma uma atitude contra o sistema, quebra paradigmas e rompe regras pré-estabelecidas.

A grande beleza do rock é ser mais que uma música, é ser um estilo de vida. E o mais democrático de todos, ao ponto de 3 pessoas, mesmo que não saibam tocar bem, possam se divertir com um som. É quase como jogar uma pelada com os amigos.

Em nome dessa democracia, mais importante que o Dia Mundial do Rock, é o seu Dia Particular do Rock.

E que esse dia seja todo dia!

Um comentário:

Anônimo disse...

SALVE SALVE, caro Caio .

Venho lhe dizer, que há muito tempo procuro por blogs interessantes e que me agradasse, um blog que não se apegue aos clichês que a sociedade capitalista e moderna nos impõe.
''Dia do rock é todo dia que eu acordo e ponho um cd pra ouvir. Dia do rock é todo dia que um moleque ganha sua primeira guitarra, é todo dia que alguém inconformado toma uma atitude contra o sistema, quebra paradigmas e rompe regras pré-estabelecidas.''

Essa parte eu destaco de seu texto, e com certeza foi uma das coisas mais interessantes que eu li na minha semana .

Sou fã de música boa, me apego muito ao rock nacional de 90, ao rock progressivo, ao rock em si. Não consigo me apegar a qualquer lixo comercial .

E achei no seu blog muitas bandas tambem que não conhecia, já que ainda sou um leigo sobre o enorme assunto da música, e pelos meus 13 anos de idade venho aqui elogiar seu trabalho.

Também tenho um blog, mas que a música não é destaque e sim um dos pontos do blog, pois se trata de um blog que envolva mais a sociedade, expondo minha visão política alem do jeito alternativo de ser ..

Quero que você veja ele, e me dê sua opinião em um comentário.

www.pensamentoagudo.wordpress.com

Abraços, Yuri .