quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Rock News - Morre aos 76 anos Ike Turner

fonte: Portal Terra
"O músico Ike Turner[bb], ex-marido da cantora Tina Turner, foi encontrado morto nesta quarta-feira, aos 76 anos, em sua casa em San Diego, informou o site TMZ. Detalhes sobre a morte ainda não foram divulgados.

Ike Turner iniciou a carreira na década de 40, influenciado por artistas de blues. Anos depois, conheceu Tina, com quem iniciou uma carreira de sucesso mundial, levando-o ao Rock and Roll Hall of Fame em 1991.

Famosos pelos escândalos e pelo relacionamento conturbado, o casal se separou nos anos 70, em um dos divórcios que tiveram maior destaque na mídia na época."


Pra muita gente, a primeira gravação de rock'n'roll da história foi feita por Ike Turner em seu piano, acompanhando Jackie Brenston em 1951, chamada "Rocket 88". Essa gravação foi produzida por Sam Phillips, dono da lendária Sun Records que anos mais tarde lançaria um tal de Elvis Presley.

Apesar do seu pioneirismo, a imagem de Ike sempre foi manchada pelo uso de drogas e pelas denúncias de maus-tratos a sua ex-mulher, Tina Turner, com quem foi casado por 16 anos. Ela relatava agressões como nariz e costelas quebrados, café quente no rosto e outras coisas do gênero. Keith Richards disse que chegou a vê-lo dar uma coronhada em outro músico nos anos 70.

Na última fase de sua vida, Ike reativou sua banda, Kings of the Rhythm e excursionou pelos EUA e Europa, com imenso sucesso. Nos anos 90 entrou para o Hall of Fame do Rock e recebeu outros prêmios, atenuando a má imagem construída ao longo de sua carreira. Mesmo assim, hoje ele é mais lembrado por ser o ex-marido violento de Tina Turner.

Pra vocês, a famosa gravação Rocket 88, considerado o primeiro rock'n'roll da história.
Pode parecer bobo hoje ou comum. Mas pense que o ano era 1951. Ninguém nunca tinha ouvido nada assim!

http://rapidshare.com/files/76285883/Ike_Turner___His_Kings_Of_Rhythm_-_Rocket_88__1951_.mp3.html

Nenhum comentário: