segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Watching the Wheels

Chega essa época e não consigo tirar o Lennon da cabeça.

Não sei se é por causa da passagem dele (08/12), por causa da musiquinha de natal (So This is Chrismas)... Mas ano passado foi a mesma coisa e gravei Beautiful Boy.

Já vinha com essa música atormentando há um tempo. Quando é assim já sei, o negócio é exorcizar numa gravina e por pra fora. E foi isso que fiz hoje.

O primeiro desafio de cara era substituir o piano, espinha dorsal dessa música. Dei meu jeito com uma viola base e outra de 12 cordas fazendo o riff, que originalmente seria feito no piano. A dúvida maior era optar pela gravação com a viola plugada ou microfonada. Optei pela microfonação por ter uma expressão maior, apesar de menos qualidade. Também ajuda o efeito de palhetada, que é percursivo, ajuda no ritmo.

O baixo não foi fácil, tem umas passagens meio chatas... mas no final não ficou mal. Para ajudar no refrão, gravei uma guitarra distorcida, meio percursiva também. Preste atenção ao canal direito, é lá que ela se esconde.

Já a voz não teve mistério. O tom é perfeito pra mim e conheço a música há muito tempo. Gravei em poucos takes. Usei um efeito de reverb e separei os canais, de forma que o canal esquerdo esta levemente retardado em relação ao direito.

Como já falei aqui, não gravo nada que não acredite. Adoro essa letra pelo tom intimista dela, um típico cagando e andando para aqueles que estão mais interessados em dizer-nos o que é certo ou errado. Cada um com seu cada um. Siga em frente, faça o que quiseres pois é tudo da lei!

Aí o cara no RapidShare
http://rapidshare.com/files/77265427/caio_mattos_-_watching_the_wheels.mp3.html

3 comentários:

luizclaudiobarboza disse...

Mais uma grande interpretação de Caio Mattos!
a cada nova gravação a confirmação de que esse cara e um grande musico.

Van disse...

Hum... tava dando uma espiada no blog e vi na coluna de suas gravações Watching the wheels... pô cara, não sabia dessa hein. Adoro essa música sabia? E sua voz fica muito boa nas músicas do Lenon. Outra que ficaria legal seria Just like starting over. Pode me chamar pro backing!! hehehe.

Caio Mattos disse...

É, essa é das antigas e tb uma das minhas favoritas.
Adoro Just Like Starting Over tb. Quem sabe não fica como uma tarefa pro futuro?

Beijo!