quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Hoje no Rock: Dark Side of The Moon

Não, hoje o Dark Side não está fazendo aniversário de lançamento. Para um álbum como esse, comemorar o aniversário de lançamento não é nada demais, afinal todos os álbuns são lançados. Entretanto alguns poucos alcançam a longevidade e, ao que tudo indica, a eternidade.

Hoje, 29/10/2008, completam-se 25 anos desde que o DSotM chegou a sua 491º semana na parada de sucessos americana, pulverizando todos os recordes anteriores. Ele ainda ficaria lá por muito tempo, até fechar 741 semanas, saindo da lista apenas em 1988, 25 anos depois de seu lançamento.
Quando foi relançado em 2003 remasterizado, voltou ao primeiro lugar. O Single de Money também chegou ao topo.

Ainda hoje, 35 anos depois, é um dos mais vendidos, sendo o 3º mais vendido de todos os tempos (perde para Thriller em segundo e uma coletânea dos Eagles em primeiro).

A principal característica do DSotM é ser um álbum de progressivo com músicas que podiam tocar nas rádios. Money, Time e Us and Them, apesar de inseridas dentro do contexto do disco funcionam bem isoladas, fato raro quando se fala de progressivo.


Por falar em contexto, a temática do álbum aborda os dramas do homem moderno, como dinheiro, solidão, tempo, guerra e morte. Segundo Roger Waters, a saída prematura de Syd Barret, vítima das drogas e da pressão, precipitou a realização do Dark Side.

O Pink Floyd[bb] contou com a ajuda do genial engenheiro de som Alan Parsons, que já havia trabalhado no famoso Abbey Road dos Beatles, para conseguir esse ambiente angustiante que domina o disco. Eles aproveitaram as novidades da música eletrônica que estava surgindo, como novos sintetizadores. Gravaram também efeitos sonoros como passos, relógios, caixas registradoras e vozes que podem ser ouvidas entre as faixas. Para isso, eles entrevistaram várias pessoas, falando sobre temas cotidianos, como o roadie Roger The Hat (give ‘em a quick, short, sharp, shock..., live for today, gone tomorrow, that’s me...) e o porteiro dos estudios Abbey Road Jerry Driscoll (there is no dark side of the moon really…matter of fact it is all dark). Consta que até mesmo Paul McCartney teria sido entrevistado, mas suas frases não foram aproveitadas.

Essas vozes ajudam a dar as nuances do álbum, com as passagens entre as músicas e os temas. Contribuem também o solo de sax de Dick Parry em Money e o magistral tema vocal The Great Gig in the Sky, pela então novata Clare Torry.

Anos depois de seu lançamento, surgiram boatos de que o álbum seria uma espécie de trilha sonora para o filme O Mágico de Oz, tema já abordado aqui no blog. Se você sincronizar o filme com o álbum, as músicas se encaixam perfeitamente com as cenas nos primeiros 40 minutos (tempo do disco). Na ocasião Roger Waters não confirmou nem negou o boato.

Segundo Roger, DSotM foi o começo do fim do Pink Floyd: "Sempre pensei que teria um êxito extraordinário. Tive o mesmo pressentimento em relação a The Wall mas claro, "Dark Side of the Moon" acabou com o Pink Floyd de uma vez por todas. Ter tanto sucesso é o objetivo de qualquer grupo e quando o atingimos, é o fim. No meu ponto de vista, eu acho que o Pink Floyd acabou há aí."

Pode ter acabado mesmo, ainda mais com a perda de Richard Wright, mas o Dark Side[bb] continuará vivo ainda por muitas semanas.

Nenhum comentário: