quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Blog on The Top: Imagine

John Lennon
Imagine (LP)
(USA - 1971)
Apesar de ser uma das músicas mais incensadas de todos os tempos (aparece em várias listas como uma das mais tocadas do século XX), Imagine não chegou ao primeiro lugar, nem nos EUA nem na Inglaterra.

Curiosamente apenas o LP alcançou esse status nos EUA, com o single batendo apenas o número 3 das paradas. Esse disco foi o único trabalho de John Lennon[bb] a chegar ao topo com ele ainda vivo.

A origem da letra é nebulosa. Muitos dizem que o primeiro verso da canção I'll Get You foi reescrito (Imagine i'm in love with you, its easy cause I know). Há fontes também que citam poesias de Yoko Ono, falando de sua infância no Japão, durante a II Guerra Mundial.

Produzida por Phil Spector (o mesmo do Let It Be), Imagine foi criticada por muitos como sendo hipócrita. O conceito de um mundo sem fronteiras, sem países e, principalmente, sem religiões foi atacado por muita gente, de políticos ao Papa. Há versões da música que tiveram inclusive esse verso mudado para "and one religion too" ou "and all religions too".

Muita gente caiu de pau também ao dizer que era fácil para um homem rico escrever sobre uma vida sem posses. Lennon se defendia disso dizendo que as posses que se referia eram as posses mentais, os vícios, os preconceitos. Segundo ele mesmo, era uma música anti-capitalista, anti-religiosa e anti-nacionalista. Mas como era suave, as pessoas (mesmo os americanos) gostavam. Continuando, ele a considerava uma espécie de versão do Manifesto Comunista.

Seja o que for, Imagine sempre terá uma mensagem associada à paz, à tolerância e a compreensão entre os povos.
It's easy if you try!

Um comentário:

Anônimo disse...

É o maior e melhor hino pacifista já feito... Esse ninguém supera.

Pré musiquinhas politicamente corretas feitas sob encomenda pra campanhas humanitárias...

Mas qual o problema dele ter dinheiro? Ele mereceu cada centavo ganho!!!

Isso de ser espécie de versão do Manifesto Comunista acho meio estranho...pq ele já disse que não acreditava em nenhum destes "ismos"....enfim.

Mas eu creio piamente que houve inspiração da Yoko pra criação de Imagine sim !!!

:-P

E como tantos pacifistas...morreu de forma violenta e estúpida... :-(