O músico Richard Wright, um dos fundadores do grupo de rock progressivo Pink Floyd, morreu nesta segunda-feira (15). A informação foi revelada por um porta-voz do grupo. Wright estava com 65 anos e sofria de câncer.
Wright conheceu os também membros do Pink Floyd Roger Waters e Nick Mason na faculdade. Juntos eles formaram a banda Sigma 6, que viria a se tornar o Pink Floyd.
O músico compôs e fez os vocais em algumas das principais canções do grupo, incluindo "The great gig in the sky" e "Us and them", do clássico "The dark side of the moon", de 1973. No início da década de 1980, Wright deixou a banda temporariamente, mas retornou em 1987 para o álbum "A momentary lapse of reason".
fonte: G1
Desde a dissolução do Pink Floyd original, os fãs da banda dividiram-se em blocos pró-Waters e pró-Gilmour, numa picuinha nojenta, pior que qualquer briga Lennon x McCartney. Nesse meio, ficaram o baterista Nick Mason e o tecladista Richard Wright.
Não questiono o talento de Waters e Gilmour, mas o fato é que a contribuição de Wright para a sonoridade da banda é indiscutível. O Pink era uma banda sem guitarra base, ou seja, sobrava para o teclado de Rick a missão de ser o suporte para Gilmour solar.
Entre suas composições estão nada menos que 5 das 9 músicas do clássico absoluto The Dark Side of Moon. A partir do album Animals de 1977, Waters passou a dominar o Floyd e sua contribuição diminuiu, até ele expulso da banda após a gravação do The Wall.
Apesar de estar fora da banda, Rick ainda participava das turnês como músico contratado. Após a separação e o tímido retorno em Momentary Lapse of Reason, Wright se reintegra a banda, voltando inclusive a compor no álbum Division Bell. Ele deixou ainda 3 discos solo.
Rick Wright parte num momento em que estou redescobrindo o Pink Floyd. Além disso, especulações sobre uma provável volta da banda eram constantes na imprensa. Volta que agora me parece impossível. Há poucos dias postei aqui um review sobre o excelente DVD de David Gilmour "Remember That Night" que conta com sua participação.
Coincidentemente, Wright falace no dia em que o album Wish You Were Here completa 33 anos...
Mais um que se manda para a animada festa no céu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário