sexta-feira, 5 de março de 2010

Rock com Pipoca: Amazing Journey - The Who

“Amazing Journey”, uma produção da Universal Studios com a colaboração do canal de TV VH1, traz aos fãs a história completa do grupo, desde sua formação até os dias atuais (da filmagem, claro), mostrando inclusive os bastidores das gravações das duas faixas inéditas que fazem parte da coletânea “Then and Now”.


Através do filme ficamos sabendo de detalhes sobre como Roger Daltrey, que a princípio não era vocalista mas sim guitarrista, convidou John Entwistle para se juntar à sua banda The Detours, levando consigo o amigo Pete Townshend. Conta também como foi que Keith Moon, com seus cabelos então descoloridos, impressionou-os em uma apresentação para tomar o posto de baterista. Fala da origem do nome, das primeiras gravações, das ambições do produtor Kit Lambert em transforma-los em uma banda de sucesso. E, obviamente, fala dos álbuns clássicos, das turnês, das brigas, dos escândalos, das mortes de John e Keith... Todos os altos e baixos estão aqui apresentados.


Enriquecendo tudo, temos depoimentos dos integrantes da banda e de seus familiares, de antigos colaboradores, produtores e amigos, sem falar nos fãs ilustres, do porte de Sting, The Edge (U2), Noel Gallagher (ex-Oasis), Steve Jones (Sex Pistols), Eddie Vedder (Pearl Jam)... Alguns dos destaques do DVD ficam por conta de histórias peculiares, como a vez em que Daltrey foi expulso da banda por jogar na privada as anfetaminas que os outros membros tomavam, bem como a infame festa de Keith Moon em um hotel, que acabou com um carro dentro da piscina, além da trágica apresentação em Cincinatti, nos EUA, onde 11 fãs morreram pisoteados na entrada para o show. E no DVD de extras tem ainda um relato sobre a vez em que Keith Moon chegou completamente bêbado no quarto do baixista John Entwistle, comeu parte de seu jantar, tomou seu vinho e urinou na parede, antes de desmaiar - a “vingança” de John foi simplesmente fenomenal...

Do lado musical, é sempre muito bom ouvir mais uma vez sobre as inspirações de Pete Townshend, principal compositor da banda, sobre o surgimento de clássicos como “The Who Sell Out”, “A Quick One” e “Tommy”, assim como tem sabor especial ver no disco de extras a rara filmagem de uma apresentação do grupo quando ainda se chamavam The High Numbers. Curioso também o modo como o documentário foi editado, como se fosse um disco de vinil duplo, com cada tópico sendo uma faixa que leva o nome de alguma música ou trecho de canção do The Who.

Ao contrário de outros títulos do gênero, não vemos apresentações de canções na íntegra, talvez pelo fato de ter tanta coisa a ser contada. Mas obviamente, são mostrados vários trechos de shows ao longo dos anos e tal fato se torna irrelevante, se lembrarmos que o documentário “The Kids Are Alright”, de 1978, já fez muito bem este papel, trazendo muitas cenas raras da banda nos palcos. Fica a sugestão, então, de uma sessão dupla, assistindo a ambos em sequência.

Um documento simplesmente obrigatório a qualquer fã que se preze de rock, tanto para os iniciantes quanto para os já “veteranos” no assunto.
fonte: Whiplash


Eu tinha até meio que aposentado a coluna "Rock com Pipoca" por falta de material. Mas esse DVD aí vale a ressurreição. Pra quem ainda não viu, também á altamente recomendado o citado Kids are Alright, já comentado aqui no Experience.

Um comentário:

Luciano Ox disse...

Quando eu for a uma loja e ver este dvd, pretendo comprar. Parece ser muito bom mesmo ! Abraços.