segunda-feira, 18 de maio de 2009

Blog on the Top: Don't You (Forget About Me)

Simple Minds
Don't You (Forget About Me)
(EUA - 1985)
Uma das principais bandas dos anos 80, o Simple Minds gravou essa música em 1984, e não imaginava que ela viria a ser uma das mais marcantes de toda uma década. Mas nem sempre foi tratada com toda essa reverência.

Composta pelo produtor Keith Forsey e pelo guitarrista Steve Schiff, ela foi oferecida inicialmente a Brian Ferry e Billy Idol, que não se impressionaram muito e recusaram a oferta. Idol viria a gravá-la mais tarde, mas após o Simple Minds, que também chegou a declinar da oferta inicialmente.

Porém, a gravadora A&M pediu com jeitinho e a banda aceitou gravá-la. Ela rearranjou a canção e gravou em apenas 3 horas. A sorte da música começou a mudar quando ela entrou na trilha sonora do filme The Breakfast Club, que fez grande sucesso nos EUA e na Inglaterra.

Rapidamente ela alçou o primeiro lugar das paradas americanas. Entretanto o mesmo não aconteceu na Inglaterra. Aparentemente, o Simple Minds continuou não gostando muito de Don't You (Forget About Me), mesmo com todo o sucesso alcançado. A prova disso é que ela não figura no seu álbum seguinte, Once Upon a Time, que traz outro sucesso deles, Alive and Kicking (que eu prefiro!).

Nenhum comentário: