terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Rock News: "Chinese Democracy" não atinge vendas do "Black Ice"

O novo álbum do GUNS N' ROSES trouxe a banda de volta às paradas americanas da semana depois de 17 anos... Mas eles deverão se contentar com o 3º lugar.

"Chinese Democracy[bb]", até agora, vendeu “modestas” 261,000 cópias. Isto significa que o tal aguardado disco não alcançou números com metade da significância de seus dois últimos álbuns de estúdio, "Use Your Illusion I" e "Use Your Illusion II", ambos lançados no mesmo dia em 1991. Respectivamente, esses dois últimos alcançaram o 2º e o 1º lugar nas paradas, alcançando simultaneamente vendas de 685,000 e 770,000 cópias.

O oficial Gary Arnold, do Best Buy Senior Entertainment, havia previsto que o "Chinese Democracy" seria o álbum mais vendido da semana, mas este foi superado pelas vendas dos novos álbuns do Kanye West, intitulado "808s & Heartbreak" (450,000 cópias) e de Taylor Swift, chamado "Fearless" (267,000) cópias.

Para efeito de comparação, ainda que não tão perfeita, basta pegar o último álbum do AC/DC, "Black Ice", que conseguiu, em sua semana de lançamento, vender 784,000 cópias, em parte graças a um acordo com a Wal-Mart, que deu tratamento especial à banda. O GUNS N' ROSES, por outro lado, tinha um acordo exclusivo com o Best Buy e o iTunes, empresas que deveriam ter alavancado as vendas do "Chinese Democracy". Contudo, aparentemente, a promoção feita para o "Chinese" foi em escala bem menor do que a feita pelo "Ice". Mas também há uma ressalva: o novo álbum do GUNS N' ROSES sempre foi tratado como um dos lançamentos mais esperados do mundo, o que deveria, no mínimo, ter equilibrado a situação.
fonte: Whiplash / Reuters


Tenho recebido muitos pedidos para fazer um Review de Chinese Democracy. Ainda não fiz por 2 motivos: primeiro porque ainda não ouvi o CD e segundo porque o blog é voltado para rock clássico, e eu não considero o Guns uma banda clássica. Podem espernear, mas a notícia taí mais em função do Black Ice, do AC/DC.

Sobre a notícia, acho fácil entender a baixa vendagem. O fato é que se trata de uma banda que está na ativa contra outra que não fez nada em 15 anos, a não ser enrolar seus fãs. Outra coisa: é bom lembrar que Black Ice é sucesso tanto nas vendas quanto no download. Assim como Chinese, o álbum também vasou na internet, o que não parece ter atrapalhado nem um pouco comercialmente. Portanto engravatados de plantão, arrumem outra desculpa!

Nenhum comentário: