domingo, 6 de abril de 2008

Som Novo - Elephant Gun

Há uns 20 dias postei aqui sobre o Beirut, uma banda de um homem só que me deixou simplesmente boquiaberto na primeira vez que ouvi. Mexeu comigo pela forma de composição, pela criatividade e claro, pelo fato do cara fazer tudo sozinho. Naturalmente, comecei a trabalhar num cover dele, mas dessa vez foi mais difícil.

Claro, porque ouvir algo que já me é familiar é mais fácil. Já sei por exemplo, transformar um piano numa gaita, uma percursão em palmas, um violino num assovio. Mas como tratar um acordeom ou um trompete?


Em Elephant Gun (capa do single lá em cima) o que conduz a música é o ukelele, que foi substituído pelo bandolim, na falta do meu irmão por aqui. Até aí tudo bem. O problema foi com o acordeom e com os sopros. Para resolver, usei vários sintetizadores, como o Midi Piano e parti para as experiências. Já havia utilizado em There Goes the Fear, mas nunca de forma tão ostensiva.

O resultado me surpreendeu, dando bastante dimensão. Mas é importante dizer que nunca irá substituir os verdadeiros instrumentos. Quem me conhece sabe do meu purismo nesse sentido. Quanto mais acústico e real, melhor. Aliás, a gravação do baixo também foi acústica, com ele microfonado. Cada vez mais gosto do resultado do baixo gravado dessa forma, que o deixa com um timbre mais cru.

A percursão foi outro caso a parte. Gravei a bateria seccionada, com uma pista para cada peça. Deu muito mais trabalho, mas na hora da mixagem final, pude remanejar alguns sons e eliminar outros. A pandeirola e o chocalho deram o toque final.

Essa música já está gravada há uns 20 dias e a divulguei somente para amigos próximos e na comunidade do Beirut no Orkut. Inclusive comecei um movimento entre os membros músicos, para que cada um envie suas colaborações para essa música. Assim quem sabe, logo terei uma nova versão para Elephant Gun, dessa vez com outros instrumentos e colaboradores.

Taí ela pra vocês, no 4Shared velho de guerra. Espero que gostem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tá bonito o som novo de um novo som !!!!
:-)

Victor conor disse...

Parabéns amigo,
também pirei quando escutei a música do Beirut quando ouvi a 1ª, a 2ª.... vez, sempre gostei de músicos que tivessem um som próprio, diferente.E eles fogem do comum. Parebéns pela ótima performace e pelo talento.

um abração,
Victor Conor

Caio Mattos disse...

Valeu Vitor! Volte sempre!

Unknown disse...

Caio... muito bacana sua versão.

Eu gostaria de contribuir sim, estou fazendo produção musical eletrônica e gostaria de
"brincar" com essa música.

Que software vc usou para compor ?? Se for possível me envie que depois posto a minha versão.

Valeu.