domingo, 16 de março de 2008

Blog'n'Roll: Beirut

Zach Condon era apenas um típico adolescente americano do Novo México quando estabacou- se de uma ponte e destruiu seu braço esquerdo. Esse acidente deixou-o com um braço menor que o outro, o que tornou impossível tocar guitarra sem dor. Como alternativa, ele partiu para o Ukelele e começou suas experiências musicais no seu próprio quarto de dormir.

Filho de guitarrista, Zach tornou-se multi-instrumentista, tocando trompete, teclado e percursão. Aos 17 largou os estudos e foi conhecer a Europa. O que veio na bagagem foi muito mais valioso que souvenirs. Trouxe toda uma carga de música cigana, judaica e do leste-europeu. Misturou tudo isso com o folk americano e gravou com ajuda de alguns amigos (mas basicamente sozinho) o disco Gulag Orkestar (capa acima), sob o nome de Beirut.


Hoje, com apenas 22 anos, Zach já lançou mais 2 EPs (Lon Gisland e Pompeii) e mais um cd, o Flying Club Cup, esse com mais influências da música francesa. O Beirut transformou-se em um ícone do alternativo.


Quando ouvi pela primeira vez, conheci a música Elephant Gun. Precisei ouvir mais 3 ou 4 vezes seguidas para absorver os elementos. Logo visualizei uma banda tcheca ou búlgara, tamanha a carga de influências da europa oriental. Fiquei surpreso ao saber que era uma banda americana. Mais surpreso ainda ao saber que era uma banda de um homem só. E quase caí pra trás quando soube que o cara só tinha 22 anos!


O mais interessante de tudo foi que, por dentro, identifiquei também como um som que eu gostaria de fazer. Sempre adorei instrumentos como trompete, acordeom, bandolim e outros relacionados ao folk. Logo tratei de absorver essa influência e já trabalho em projetos dentro desse estilo.
É difícil rotular Zach e o Beirut. Já vi classificado como folk, como indie, como alternativo, como étnico... Não gosto de rótulos. Pra mim, Beirut é apenas Beirut.

Pra quem quiser, taí o site deles:
http://www.beirutband.com/
Clique aqui para baixar um bootleg, Live at SWSX.

2 comentários:

Unknown disse...

Quando ouvi esse cara fiquei maravilhada com essa música tão peculiar, rica e mágica! Ela me remete à infância, carrocel, parque de diversões e festa! É uma música riquissima e envolvente, sei lá, dificil descrever a emoção em palavras! Simplesmente incrivel e maravihoso!!

Unknown disse...

Fiquei maravilhada com tamanha complexidade, tantos sons e tanta perfeição em uma só música.
Quando escutei a pela primeira vez passaram-se fragmentos de filmes e imagens em minha cabeça... já na segunda e terceira eu quase pude ver um filme se passar com momentos marcantes de minha vida.
Uma linda canção.