segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hoje no Rock: Rick Wakeman, 60 anos

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que Rick Christopher Wakeman é considerado por boa parte da mídia especializada o maior tecladista da história do rock. Nascido em Perivale, nos arredores de Londres em 1949, começou a estudar piano clássico ainda criança.

Entretanto, ficou mais conhecido como um dos pioneiros no uso de sintetizadores eletrônicos, ainda nos anos 60, inicialmente com um Minimoog. Nessa época já atuava com artistas como David Bowie e Cat Stevens. Mas foi seu ingresso no Yes que catapultou sua carreira. Aliás, o Yes tem sido uma eterna relação de amor e ódio para Rick, onde ele entrou e saiu nada menos que 4 vezes.

Além do Yes, Rick coleciona participações com artistas que vão de Elton John a Alice Cooper, passando por Brian May e Lou Reed. Maior que suas participações, só mesmo sua extensa discografia solo. São mais de 50 álbuns, incluindo compilações e tributos, isso sem contar os ao vivo. Mas os mais marcantes foram os lançados nos anos 70, como The Six Wives of Henry VIII (1973), The Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table (1975) e Journey to the Centre of the Earth, que já apareceu aqui no Experience.

Apesar de seus deslizes com o álcool (ele chegou a ter sérios problemas nos anos 70), Rick continua em plena atividade atualmente, agora acompanhado de seu filho Adam Wakeman, também tecladista. E quem sabe, de volta no Yes, quando menos se esperar!

Nenhum comentário: