terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Rock Enredo: Journey To The Centre of the Earth

Baseado na obra clássica de Julio Verne, Viagem ao Centro da Terra, o homômino Journey To The Centre of the Earth é o segundo trabalho solo do tecladista inglês Rick Wakeman (o primeiro foi The Six Wives of Henry VIII), que teve também passagens pelo Yes antes e depois deste álbum.

O termo ópera-rock aqui está muito bem empregado. O enredo conta a história de Axel, um jovem alemão que acompanha seu tio, o Dr. Otto Lidenbrock, um famoso geólogo, numa expedição ao centro da Terra, descendo pela cratera de um vulcão inativona Islândia.

Nessa viagem fantástica eles se juntam a Hans, um caçador islandês que lhes serve de guia. Descendo ao subsolo, encontram um mundo pre-histórico subterrâneo, que inclui dinossauros, homens das cavernas, um oceâno com ilhas e até mesmo luz, gerada por um fenômeno elétrico.

A produção do disco foi complicada e deficitária. Rick teve que vender vários objetos pessoais e até mesmo hipotecar sua casa. A gravação do álbum aconteceu no dia 14 de janeiro de 1974, no Royal Festival Hall, em Londres, ao vivo portanto. A verba curta não permitia uma gravação em estúdio, por isso a solução "ao vivo" foi a melhor. Apenas alguns overdubs foram feitos posteriormente.


Para complicar as coisas, a A&M UK não quis produzir o disco. Rick levou-o então para a A&M USA, braço americano da produtora, que topou o projeto. Como recompensa por sua persistência, o álbum alcançou grande sucesso comercial, vendendo mais de 14 milhões de cópias e chegando ao topo das listas de vários países.

Viagem ao Centro da Terra é um livro de leitura obrigatória. O filme é uma bobagem só. O disco é fantástico, tanto em sua composição como em sua execução. Como disse lá em cima o termo ópera rock aplica-se com perfeição, já que estamos falando de uma obra com corais, orquestras e solos. Então, leia o livro, ouça e disco e assista outra coisa melhor.

2 comentários:

Unknown disse...

Seguindo o ótimo post do Caio, vai ai o link para quem não teve a oportunidade.... Ouvir, depois de ler o post tem todo um novo e outro sentido.... beijos

http://rapidshare.com/files/162697225/Rick_Wakeman_-_Journey_to_the_Centre_of_the_Earth.rar

Zana Queiroz disse...

Valeu Didi...vou ouvir, pois conheço pouco, quanto ao filme realmente uma porcaria só...