quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Som Novo - Fat Old Sun

Como disse há alguns dias, no post sobre a morte de Rick Wright, estou em um momento de redescoberta do Pink Floyd[bb]. Aliás, minha relação com o Pink é cíclica e vem desde sempre. Quando digo desde sempre, é desde minha infância mesmo, graças às boas influências que recebi por parte de pai.

Inicialmente foi com o Final Cut, The Wall, Wish You Were Here e Animals; mais tarde corri atrás e descobri o Atom Heart Mother, o famoso disco da vaca (capa ao acima).

Esse disco é muito mais lembrado pela música Summer of 68, que erroneamente muitos atribuem à primeira entrada do Jornal Nacional (na verdade era de um patrocinador). Mas a minha favorita sempre foi a singela The Fat Old Sun, que descreve o entardecer de verão numa cidade do interior. Bucólica e rural, ela é bem diferente do que o Pink viria a compor em seguida, no The Dark Side of the Moon.

O violão de Gilmour apareceria ainda em Wish You Were Here e Mother entre outras, mas essa definitivamente é a minha favorita.
A redescoberta pela música propriamente dita foi no DVD "Remember That Night", que postei recentemente aqui. Nele, Gilmour faz uma versão ao mesmo tempo singela e poderosa, com o solo no final num crescente fantástico. Aliás, esse solo foi a grande dificuldade para mim, justamente por não ser solista. Usei uma Peavey Predator para o solo, com a distorção Marshall.

Não que seja um solo difícil, mas possui um feeling soberbo, ocupando praticamente metade da música e precisava ficar à altura da original. Na outra metade, um arranjo simples, praticamente com voz e violão, com um slide guitar pontuando nos refrões, com um brilho que consegui usando o captador Lipstick da Telecaster.

Espero que gostem. Fat Old Sun marca minha volta às ditas Experiências, dessa vez com material 100% novo. É também, por pura obra do acaso, minha pequena homenagem a Richard Wright, tecladista do Pink Floyd falecido há 2 dias.

Tá aqui pra vocês, no bom e velho 4Shared.

2 comentários:

Love me 2Times disse...

muito bem lembrado e uma bela homenagem ao tecladista, realmente Pink Floyd marcou uma geração e se propagará eternamente com sua música inconfundível


bjokassssssss

Anônimo disse...

É uma das músicas mais lindas que já ouvi, por sua beleza, delicadeza, suavidade e muito mais...VocÊ conseguiu deixa-lá ainda mais linda com essa interpretação irretocável e brilhante!!Parabéns!!!!