sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Hoje no Rock: Beatles - Shea Stadium

Rotineiramente fala-se dos vários pioneirismos dos Beatles[bb]. Os primeiros a usar instrumentos indianos, os primeiros a por letras nos discos, os primeiros a gravar video clip promocional... Pois bem, lá vai mais um: em 15 de agosto de 1965, eles tornaram-se a primeira banda de rock a fazer um show num estádio de esportes, no caso, o Shea Stadium em Nova York, casa dos New York Mets.

Antes desse show, os fabfour excursionavam pela Europa, tendo passado pela França, Itália e Espanha. Ao chegarem aos EUA no dia 13 de agosto para sua 3ª turnê por lá, a agenda incluia shows em Nova York, Atlanta, Houston, Chicago, Minneapolis, Portland, San Diego, Los Angeles e San Francisco. Ficou ao encargo de Ed Sullivan, velho conhecido dos rapazes, a organização do que seria o maior show de rock até então.

Os números até hoje são desencontrados, mas as informações oficiais dão conta de que todos os 55.600 lugares foram vendidos, rendendo aos rapazes U$160.000. Acontece que em 1965 a estrutura de shows era ridícula comparada ao que temos hoje. Não havia microfonação especial para bateria e amplificadores. A voz saia nos auto-falantes do estádio (Suderrrrj Infoooorrrrma) e retorno ainda era ficção científica. Até então, eram usados amplificadores de guitarra de meros 30 watts e a Vox confeccionou amps especiais com sensacionais 100 watts, os mesmos usados por qualquer banda de garagem hoje em dia.

Nem preciso dizer que, com a gritaria, muito pouco (ou nada) era ouvido. Para o público, sem problemas, afinal as pessoas haviam ido para ver - e não para ouvir - os Beatles. Mas para eles, a rotina de shows nessas condições tornava a música uma experiência frustrante, onde eles não se ouviam e passavam a ser maus músicos.

O show foi curto, com apenas 30 minutos e 12 músicas. A última delas, Im Down, é o exemplo perfeito do caos reinante. John, que tocava um harmonium (teclado elétrico da época) simplesmente pira, começa a dizer coisas sem nexo e tocar qualquer nota o que faz Paul e George dispararem a dar risadas. Esse show foi, certamente, o começo do fim das turnês beatle.


Antes deles várias outras bandas apresentaram-se, como era costume na época: King Curtis Band, Cannibal and the Headhunters, Brenda Holloway, The Young Rascals e Sounds Incorporated eram bandas americanas emergentes naqueles dias. Mas quando Ed Sullivan apresentou o grupo com sua célebre frase "Condecorados por sua Rainha, amados pela America, Os Beatles", a histeria teve início.

O show virou também um documentário (produzido por Sullivan naturalmente), mas feito ao (mal) gosto americano: apenas 48 minutos (para caber no formato televisivo) e com músicas faltando. Os rapazes ainda voltariam ao Shea Stadium em agosto de 1966 (cartaz acima), mas já próximos de seu adeus aos palcos.

O legado desse evento foi a direção que os concertos de rock passaram a ter, em lugares cada vez maiores, o que fez com que a estrutura (amplificação, retorno, microfonação) fosse aprimorada. Só pra se ter um exemplo, exatamente 4 anos depois, tinha início, em 15 de agosto de 1969 o Festival de Woodstock. Além disso, marca o ponto de virada dos Beatles, abandonando o som adolescente e partindo para o sensacional e lisergico Rubber Soul.

Abaixo, I'm Down, com Lennon dando ataque de pelanca e Harrison se mijando de rir.

Nenhum comentário: