terça-feira, 22 de julho de 2008

Rock News: Beatles - George Martin relata curiosidades

O lendário produtor dos Beatles[bb], George Martin, apresentou um olhar fascinante acerca do processo criativo do grupo para os membros da "National Recording Academy of Arts And Sciences" na sexta-feira passada no Bovard Auditorium, em Los Angeles. O evento foi parte de um tributo a Martin realizado na noite seguinte, no qual se apresentaram Burt Bacharach, America e Michael McDonald, e que foi apresentado por Yoko Ono e Olivia Harrison.

Martin, 82 anos, brincou que sempre foi abençoado por estar no lugar certo na hora certa. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele estava prestes a ser mandado para o Sul do Pacífico quando o conflito terminou. Mudando para a EMI como produtor da gravadora, ele a princípio não se impressionou com as gravações dos Beatles que lhe foram mostradas pelo empresário da banda, Brian Epstein, e ele nem imaginava que o grupo já havia sido rejeitado por todas as outras gravadoras.

Mas Martin fez a banda ir até seu estúdio para um teste, esperançoso de que eles pudessem ter um algo a mais que o fizesse assinar imediatamente um contrato para gravá-los. Ele disse que tem arrepios só de imaginar o que mais uma rejeição teria causado ao futuro dos Beatles, e mesmo para a cultura pop em geral.

Martin então traçou sua própria evolução com o grupo, ajudando-os a incorporar arranjos de cordas e outras instrumentações não tradicionais para uma banda de rock. Parte da projeção em DVD que acompanhou a palestra mostrou como o arranjo que Martin compôs para "Eleanor Rigby" era similar à afamada música composta por Bernard Herrmann para "Psicose", de Alfred Hitchcock. Para isso o produtor ficou variando entre os playbacks de uma e outra músicas.

O auge veio em 1967, com o álbum "Sgt. Pepper", cujo projeto foi iniciado logo após os Beatles decidirem parar de tocar ao vivo. Martin falou sobre várias músicas desse disco, tocando a versão demo voz-e-violão de John Lennon para "Strawberry Fields Forever" e mostrando como a música evoluiu dali para o épico em widescreen que se tornou.

Ironicamente, Lennon disse a Martin, antes de falecer em 1980, que se pudesse regravaria tudo o que os Beatles fizeram. Quando Martin, incrédulo, perguntou: "até mesmo a 'Strawberry Fields'?", Lennon respondeu: "especialmente a 'Strawberry Fields'!"

Outras momentos intrigantes foram ditos sobre "Being for the Benefit of Mr. Kite"; Martin deu instruções ao engenheiro de som Geoff Emerick para cortar fitas velhas de música de órgão, jogá-las ao ar, para que caíssem ao acaso no chão e depois fossem coladas, na ordem em que caíssem, e tocadas juntamente com a melodia principal do órgão.

Martin hoje em dia está aposentado, mas em 2006 ele e seu filho, Files, utilizaram fitas master originais dos Beatles para criar novas músicas para o show "Love", do Cirque du Soleil, realizado em Las Vegas. Um DVD documentando o processo, "All Together Now", foi lançado no mês passado.

O produtor está agora trabalhando em uma série para a PBS, "On Record: The Soundtrack of Our Lives", programada para estrear no final de 2010.
fonte: Whiplash


George Martin é verdadeiramente o Quinto Beatle. Tenho convicção que, independente do talento dos Fabfour, eles dificilmente deixariam de ser uma banda de adolescentes sem a batuta do maestro-arranjador da EMI. Pra ter idéia do que ele era capaz (em conjunto com os 4, lógico), basta ouvir a evolução de Strawberry Fields, nesse link do 4Shared.

Puxa-saquismos a parte, é o único beatle que conheci pessoalmente, em 1993. Alheio a qualquer título nobre, o coroa é gente boa pacas e nos recebeu muito bem!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fato. Se não fosse George Martin, os Beatles não seriam o que foram... e vice versa.

Particularmente, não gosto do "Love", mas acho que o Sir Martin tem todo o direito de divulgar e continuar promovendo seu trabalho e (consequentemente) a obra Beatle...

Mas....Como assim vc conheceu o Tio Martin???? Contae essa história direito !!!!!
:-P