quinta-feira, 13 de março de 2008

Hoje no Rock: Eric Clapton - Unplugged

Em 13 de março de 1993, Eric Clapton[bb] chegava ao primeiro lugar nas paradas americanas com o seu Unplugged. Nos dias de hoje isso pode parecer banal, afinal todo mundo sabe quem é Eric Clapton e praticamente todo mundo que lança um Unplugged chega no topo das paradas. Mas no distante ano de 1993 não era bem assim.

Os americanos tem fixação por formatos minimalistas, assim como os ingleses por acompanhamentos de orquestra. Portanto, para eles não era incomum ter um artista tocando seus sucessos em formato acústico mas, para a MTV, era um projeto pioneiro. Dois anos antes, eles haviam tentado um Unplugged com o REM, que acabou não sendo lançado por ter sido considerado pouco comercial. Mentira: o resultado foi excelente, com releituras dos seus sucessos até então.

Mas é preciso fazer um esclarecimento aqui: Unplugged é diferente de Acústico. No primeiro, são usados instrumentos acústicos (violão, baixo acústico, percursões) totalmente desligados de qualquer amplificador. A captação é feita por microfones de ambiente. No Acústico, usam-se violões elétricos, plugados num amplificador comum, muitas vezes utilizando até mesmo pedais. E foi aí que o formato começou a se perder, como já falei neste blog.

Voltando ao Clapton, em 1993 ele já era consagrado e já estava livre do alcoolismo, mas era um músico ligado diretamente ao rock e principalmente ao blues, sendo desconhecido da grande maioria. Quando gravou o acústico, ele o fez como uma diversão, não acreditando em grandes vendas. Segundo sua autobiografia, era algo inclusive que ele não acreditava como um trabalho autêntico. Mas as vendas foram fantásticas, rendendo 6 prêmios Grammy.

Para provar que não ligava para essas vendas astronômicas, seu trabalho seguinte foi um album com cara de Clapton: o excelente From the Cradle, reunindo só velhos blues de raiz, numa mostra que não precisava mais provar nada a ninguém. E ele estava absolutamente certo, basta lembrar no caça níqueis que o Acústico MTV tornou-se...


Separei pra vocês a minha favorita desse Unplugged. Não, não é a versão água com açúcar de Layla. É San Francisco Bay Blues, uma velha canção de Jesse Fuller, que já foi gravada por muita gente boa. É tocada como se fazia antigamente, como Clapton gosta. E eu também!

Nenhum comentário: