quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Rock News: Morre o "guru dos Beatles", Maharishi Mahesh Yogi

fonte: EFE

O guru hindu Maharishi Mahesh Yogi, que ficou conhecido por receber a visita dos Beatles para consultas espirituais, morreu nesta terça-feira aos 91 anos na cidade holandesa de Vlodrop, anunciaram fontes próximas ao líder espiritual. Bob Roth, porta-voz do movimento de Meditação Transcendental, criado por Maharishi, informou que a morte do guru foi aparentemente devido a causas naturais, em função de sua idade avançada. O guru hindu se destacou por introduzir no Ocidente as doutrinas da meditação e o controle da mente, com a expansão de seu movimento no final dos anos 50.

O Maharishi, um título que significa "grande vidente", nasceu na região indiana de Madhya Pradesh (centro do país), onde começou a estudar psiquiatria, o que lhe despertou o interesse pela meditação.

Após viajar pelo mundo ensinando suas práticas, o guru retornou a seu país natal, onde recebeu a visita dos Beatles em 1968, interessados nas doutrinas do Maharishi relativas à iluminação espiritual.

Por causa desta visita e graças ao apoio de centenas de celebridades, o guru se tornou ainda mais conhecido nos países ocidentais, onde milhares de pessoas observaram suas técnicas como uma maneira de contribuir para a paz mundial e a erradicação da pobreza.

A expansão de suas práticas lhe proporcionou milionárias somas de dinheiro, que transformaram seu movimento de meditação em um império global.

No mês passado, o Maharishi anunciou sua aposentadoria e foi viver em um ex-mosteiro franciscano na Holanda, onde passou os últimos dias de vida estudando sua própria doutrina, que influenciou milhões de pessoas em todo o mundo.

É, mas não é bem assim não... Após o retiro de 1968 em Rishikesh, John, Paul e Ringo voltaram bastante decepcionados com a postura do Maharishi, quando despido de suas atribuições espirituais. Segundo eles, o lance era dar em cima das famosas que estavam por lá, como Mia Farrow. De qualquer forma, o famoso White Album foi quase totalmente composto durante o retiro e as músicas Sexy Sadie e Everybody Got Something to Hide teriam sido compostas para o Maharishi. Por outro lado, é importante separar a obra do seu autor. Na foto, ele aparece com Harrison.

O refrão de Across the Universe (Jai Guru Deva Um), transmitida pela Nasa na segunda feira, teria sido ensinado por ele a John e significa um agradecimento a Guru Dev, o mestre do Maharishi.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu soube dessa notícia hoje, por uma TV holandesa...a vida é mais longa que a gente pensa, contudo.

Beijos Caio!