sábado, 9 de fevereiro de 2008

Hoje no Rock: Beatles no Ed Sullivan Show

Até 1964 várias bandas inglesas haviam tentado entrar no milionário mercado americano, todas sem sucesso. Para os Beatles parecia o caminho natural, seus compactos iam bem, mas não havia nenhuma garantia de sucesso. Então estabaleceram como meta só ir aos Estados Unidos quando conseguissem um Número 1 por lá. E isso aconteceu.

O compacto com I Wanna Hold Your Hands e She Loves You chegou lá e começou o que foi conhecido como a Invasão Britânica na América. Stones, Animals, Who e várias outras seguiram o caminho aberto pelos Fab Four e o resto da história todos sabem.

O ponto de partida foi o Ed Sullivan Show, um programa de variedades na CBS onde se apresentavam músicos, mágicos, números de teatro etc. A apresentação do dia 9 de fevereiro de 1964 foi dividida em duas partes, a primeira com All My Loving, Till There Was You e She Loves You. Depois de números de mágica e de um trecho da peça Oliver, eles voltaram com I Saw Her Standing There e I Wanna Hold Your Hands, que eu posto pra vocês no 4Share. Os caras voltaram mais 3 vezes ao Ed Sullivan Show (uma delas gravada num hotel de Miami) até 1965.

Uma curiosidade: durante a apresentação no Ed Sullivan, registrou-se o mais baixo índice criminal na cidade de Nova York até hoje. Uma amostra da beatlemania americana pode ser vista no filme de 1978 "Febre de Juventude", de Robert Zemeckis.

Nenhum comentário: