quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Bateria Nota 10: Levon Helm

Mark Levon Helm nasceu em 26 de maio de 1940 na cidade de Marvell, no Arkansas e começou a tocar guitarra aos 8 anos, influenciado pela country music que ouvia no rádio. Mais tarde passou para as baquetas, quando formou sua primeira banda, a The Jungle Bush Beaters, ainda no colégio.

Mas o rock'n'roll entrou na sua vida através de nomes como Elvis Presley e Bo Diddley. Já morando no Tennessee, conheceu Ronnie Hawkins, e entrou para sua banda, o The Hawks. Em 1959 já havia mudado de novo, agora para Toronto no Canadá onde um ano depois veio a conhecer 4 caras. Estava formado o The Band.

Na metade dos anos 60 o The Band[bb] passou a acompanhar Bob Dylan. O que viria a seguir foi definido por muita gente boa como a redescoberta do verdadeiro som americano, com toques de soul, blues, country, folk e, claro, rock'n'roll. O curioso é isso ter partido de uma banda quase totalmente formada por canadenses o que deixa a contribuição de Levon mais nítida ainda.

Uma das principais características do The Band era ser uma banda sem destaques individuais. Todos cantavam, incluindo Levon, que precisou criar formas de conduzir sua batida sem atravalhar a voz. Suas interpretações para The Night They Drove Old Dixie Down e Up On Cripple Creek são sensacionais, perfeitamente associadas à batida.

Após a separação da banda com o Last Waltz Levon partiu para projetos solo e acompanhando outros artistas como Johnny Cash e Ringo Starr. Em 1983 o The Band voltou a se reunir, mas apenas até 1986 quanto Richard Manuel cometeu suicídio.

Separei pra vocês Up On Cripple Creek que tem uma batida sensacional, muito bem intercalada com a voz de Levon.
http://www.4shared.com/file/37026986/6b12a316/The_Band_-__Up_On_Cripple_Creek.html

Claro que poderia citar vários outros mestres de bateria. Neil Peart, Charlie Watts, Nick Mason, Carl Palmer, Stewart Copeland... a lista é imensa e precisaria de mais uns 3 carnavais para agradar a todos. Mas oportunidade não nos faltará!

Nenhum comentário: