terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Bateria Nota 10: Ginger Baker

Peter Edward Baker nasceu em 19/08/1939 em Lewisham, Londres. Ginger ficou famoso em Londres quando surgiu na Graham Bond Organization (GBO), onde chamou a atenção por sua forma de tocar, ora furiosa, ora contida e técnica. Foi também piorneiro, junto com Keith Moon, no uso de 2 bumbos na sua bateria.

No GBO, ele conheceu Jack Bruce, com quem constantemente se desentendia. Apesar disso, voltaram a se encontrar na banda que formaria em seguida, junto com Eric Clapton.


Foi o Cream que deu a Ginger fama mundial. A proposta da banda envolvia explorar a técnica de cada um até seu limite, o que resultava em solos imensos, músicas com mais de 40 minutos e, muitas vezes, em brigas no palco. Suas rusgas com Jack Bruce voltaram a acontecer e logo o creme azedou. Sua fúria em muito se devia ao uso de drogas pesadas como heroína, problema que o perseguia desde o início da carreira.

Mas com Eric ia tudo bem e em 1970 formaram, junto com Steve Winwood e Rick Grech o Blind Faith, com proposta mais leve, voltada para o blues. A idéia era tocar de forma descompromissada, sem preocupações com álbuns ou shows. Mais uma vez não deu certo e o Blind Faith só durou um álbum.

Após isso Ginger teve vários projetos próprios, como o Ginger Baker's Airforce, e participou de várias formações. Ajudou Paul McCartney com seu álbum Band on the Run de 1974 e esteve com o Public Image nos anos 80. Seus projetos atuais vão de trios de jazz a orquestras clássicas, passando por ritmos étnicos e sempre ao redor do rock'n'roll. Em 2005 o Cream voltou a se reunir para shows na Inglaterra e nos EUA. Segundo o próprio Clapton, Ginger não tem mais a fúria de outros tempos mas, agora um senhor de quase 70 anos, apurou ainda mais sua técnica confirmando ser um verdadeiro Mestre de Bateria.

Separei pra vocês um som dele da época de Blind Faith, Do What You Like, uma parada muito doida!
http://www.4shared.com/file/36921235/115a643/Blind_Faith_-_Do_What_You_Like.html

Nenhum comentário: