sábado, 31 de março de 2012

Rock News: Tributo à Maldita comemora 30 anos da Rádio Fluminense

Com o propósito de prestar uma homenagem à uma rádio que no início dos anos 80 contribuiu de forma quase solitária para o movimento rock no Brasil, em suas diversas formas, tendo especialmente levado ao estrelato diversas bandas do então crescente Rock Brasil, entre elas Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Titãs, Kid Abelha, a lista segue quase sem fim… estou me referindo à rádio Fluminense FM, transmitida de Niterói, no Rio de Janeiro, na frequência 94,9 Mhz.

Aí os leitores vão fazer a seguinte pergunta: “e o que isso tem a haver com o Metal/Hard Rock?"

Bem, dentro da programação da rádio havia de tudo, em especial rock and roll em geral, mas pelo menos um programa, que era transmitido no domingo, durante o horário de almoço, e ficou no ar entre 1983 e 1988, trazendo tudo que era novidade numa das grandes épocas para o gênero. É só o leitor imaginar a quantidade de discos de qualidade que foram lançados neste período para entender que o programa marcou uma época para o Metal e Hard Rock que talvez não volte mais.

“Guitarras”, a cargo de Paulo Sissino e Luiz Antonio Mello, ajudou também bandas nacionais de Metal a ter algum espaço na mídia e merece nosso reconhecimento. Me lembro que o programa tinha até propagandas veiculadas com sons de metal, como um anúncio de uma então famosa imobiliária do Rio de Janeiro, que tinha no fundo a música So Tired, do Bark at the Moon, álbum de 1983 de Ozzy Osbourne. E tinha uma chamada muito interessante: “Guitarras, uma porrada nos seus tímpanos”.

E a rádio volta e meia tocava em sua programação bandas clássicas como Led Zeppelin, Pink Floyd, Beatles, Deep Purple, algo que no Rio de Janeiro não se encontrava nenhum precedente.

Bem, este post também tem o intuito de divulgar um tributo que vai rolar para a “Maldita”, que era a forma mais conhecida de se falar na Fluminense FM, no começo de abril. O evento é no Rio de Janeiro e os detalhes estão abaixo:

No dia 6 de abril, o Parada da Lapa vai comemorar, a partir das 22h, os 30 anos da Rádio Fluminense FM. Músicos e jornalista celebram a emissora que fez história nos anos 1980.
A festa começa com a noite de autógrafos da jornalista Maria Estrella, para o lançamento da segunda edição do livro “Rádio Fluminense FM: a porta de entrada do rock brasileiro nos anos 80”, pela editora Outras Letras. Os 200 primeiros que chegarem ao evento ganharão um livro grátis com o ingresso. O relançamento é resultado do sucesso da primeira edição, já esgotada. Ao longo de quase 200 páginas, Maria Estrella desenrola a história da emissora que ficou conhecida como Maldita graças a uma de suas vinhetas inaugurais. A autora relata ainda como funcionavam as rádios cariocas antes da chegada da Fluminense FM, que foi ao ar pela primeira vez no dia 1º de março de 1982.
O livro também mostra como ela foi decisiva na popularidade das novas bandas de rock do país, cuja repercussão entre o público jovem carioca se consolidou na parceria com o evento “Rock Voador”, realizado durante quatro anos no Circo Voador. Foi este público que, logo adiante, em 1985, fez do Rock in Rio, o primeiro festival internacional do rock do Brasil, um sucesso.

Para a noite ser completa, músicos de diferentes estilos foram convidados para relembrar os bons momentos da Fluminense FM. O espírito será exatamente o mesmo das festas de aniversário da rádio, quando a jam session corria solta, para um show coletivo, divertido e descontraído, celebrando com o público todas as descobertas vividas com a Maldita. A abertura estará por conta da pirata Lu Baratz & Bloco Cru e seu rock com levada de batucada brasileira. Em seguida, Vid Sangue Azul comanda a festa com a promessa de tocar um dos maiores sucessos da rádio: Brilhar a minha estrela (Dá mais um).

A comemoração vai contar também com o projeto “Tributo à Maldita FM”, com direção musical de Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho. Junto com Humberto Effe (ex-Picassos Falsos), Da Gama (ex-Cidade Negra), Mauro Santa Cecília, Tico Santa Cruz, Avellar Love, Nani Dias, Arnaldo Brandão e Toni Platão.

“Acho muito legal o relançamento do livro da Maria Estrella e a festa de comemoração dos 30 anos da Rádio Fluminense FM, a Maldita, rádio que nasceu de uma conversa minha com meu saudoso amigo Samuel Wainer Filho (o Samuca). Para mim, ela é como uma filha que transcendeu, ultrapassou as barreiras formais do tempo e hoje mora nos corações de milhares de pessoas em todo o Brasil. Sinto muito orgulho dela e de todos que, direta ou indiretamente, a fizeram voar longe, acima do espaço e do tempo. Fico feliz que a rádio seja lembrada com carinho e alegria pelos ouvintes, pelos músicos, enfim, por todos que vão estar na Parada da Lapa”, declara Luiz Antonio Mello,diretor-geral, mentor da Rádio Fluminense FM e que gentilmente escreveu o prefácio do livro de Maria Estrella.

Serviço:
Evento: Tributo à Maldita
Local: Parada da Lapa
Data: 06/04/12
Horário: 22h
Endereço: Rua dos Arcos, 24 (anexo à Fundição Progresso)
Tel: (21) 2524-2950
Ingresso: R$ 30,00
Promoção: Os 200 primeiros ganham livro grátis com o ingresso
fonte: Whiplash


Bons tempos... bons tempos... Lembro quando a Maldita fechou, em 94 ou 95. Teve plantão de punk na porta pra dar porrada nos locutores da Jovem Pan. Infelizmente, não apareceu ninguém pra apanhar. Aí embaixo uma rara gravação da primeira transmissão da Rádio Fluminense FM, em 1982.


Um comentário:

Danfern disse...

Puxa vida... que LINDO esse post!

Muito legal ouvir a 1a transmissão! (e bacana a proposta de locução feminina!)

Estava bem lembrando da Fluminense outro dia...

O Beatles Classic Rock toda 2a feira às 18h, apresentado pela Monica Venerabile era o meu preferido (dã), era uma das rádios que eu mais ouvia.

Acho que já tem uns 10 anos que eu não ouço rádio, nada que preste :-(

"Teve plantão de punk na porta pra dar porrada nos locutores da Jovem Pan." hahahaha muito bom!

E to cogitando ir nesse show, viu! Se vc e Zanna animarem, me avisem! :-)