sábado, 10 de dezembro de 2011

Blog on The Top: Good Vibrations

Beach Boys
Good Vibrations
(EUA - 1966)
Muita gente diz que Brian Wilson não ficou pirado só com as drogas que tomou. Parte do seu desbunde teria sido causado pela obcessão em superar os Beatles, numa corrida psicodélica.

Diz a lenda que ele idealizou o mítico Pet Sounds após ouvir Rubber Soul. E após Pet Sounds, os fabfour lançaram Sgt. Peppers, o que fez com que Wilson se sentisse derrotado e engavetasse Smile por mais de 40 anos. Mas isso são lendas.

A verdade é que o primeiro single com músicas que fariam parte do Pet Sounds chegou ao primeiro lugar em 17 de novembro de 1966, um mês após seu lançamento. Era o compacto com Good Vibrations e Lets Go Away For Awhile. Foi o terceiro número um dos Beach Boys (I Get Around e Help Me Rhonda foram os primeiros).

Good Vibrations foi descrita na época como uma "sinfonia de bolso", por estar na vanguarda no uso de instrumentos estranhos ao rock até então, no caso cello e o exótico teremin (instrumento eletrônico russo). Ela foi regravada para o álbum Smile, qu foi finalmente lançado oficialmente há pouco tempo. Sua estada no primeiro lugar foi curta, apenas duas semanas. Mas o legado do album Pet Sounds como um todo foi eterno.

Nenhum comentário: