Enquanto a França continua a intensificar sua ação antipirataria, a Suíça mantém-se na direção oposta. Antes do último fim de semana, o governo Suíço declarou que o livre download para uso pessoal irá continuar dentro da legalidade, citando os resultados de um estudo lançado recentemente. “O Superior Tribunal de Justiça conclui que ação legislativa não é cabível,” uma declaração feita publicamente concluiu, tal como traduzido diretamente do alemão.A ação com certeza irá irritar um lobby por parte da indústria do entretenimento que fica cada vez mais agressivo, apesar do relatório discordar da maioria dos argumentos propostos. O estudo, patrocinado pelo próprio governo Suíço, conclui que o download gratuito NÃO AFETA NEGATIVAMENTE os gastos com entretenimento como um todo, e dependendo do caso, até o aumenta. “A quantidade total de renda disponível sendo gasta em entretenimento permanece constante, apesar de mudanças terem sido observadas,” lê-se no relatório.
Isso acompanhado de uma constatação de que cerca de um terço da população acima dos 15 anos de idade faz downloads com freqüência. Mas o relatório apontou especificamente para as subseqüentes compras de ingressos para shows e merchandise, entre outros itens tangíveis.
O que realmente deve fazer sentido para a Suíça, um grupo relativamente rico com pilhas consideráveis de dinheiro pra gastar. E isso significa que a produção cultural suíça não deve ser afetada, que é o que importa de fato pro governo do país. “Isso afeta principalmente a produção estrangeira,” continua a conclusão do relatório. “Mas ela precisa adaptar-se às constantes mudanças de comportamento dos consumidores.”
fonte: Whiplash
Pesquisas como essa só comprovam o que as gravadoras não gostam de expor. O lucro continua, mesmo com as bostas que elas têm lançado ultimamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário