quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Rock News: Suíça legaliza downloads gratuitos

Enquanto a França continua a intensificar sua ação antipirataria, a Suíça mantém-se na direção oposta. Antes do último fim de semana, o governo Suíço declarou que o livre download para uso pessoal irá continuar dentro da legalidade, citando os resultados de um estudo lançado recentemente. “O Superior Tribunal de Justiça conclui que ação legislativa não é cabível,” uma declaração feita publicamente concluiu, tal como traduzido diretamente do alemão.

A ação com certeza irá irritar um lobby por parte da indústria do entretenimento que fica cada vez mais agressivo, apesar do relatório discordar da maioria dos argumentos propostos. O estudo, patrocinado pelo próprio governo Suíço, conclui que o download gratuito NÃO AFETA NEGATIVAMENTE os gastos com entretenimento como um todo, e dependendo do caso, até o aumenta. “A quantidade total de renda disponível sendo gasta em entretenimento permanece constante, apesar de mudanças terem sido observadas,” lê-se no relatório.

Isso acompanhado de uma constatação de que cerca de um terço da população acima dos 15 anos de idade faz downloads com freqüência. Mas o relatório apontou especificamente para as subseqüentes compras de ingressos para shows e merchandise, entre outros itens tangíveis.

O que realmente deve fazer sentido para a Suíça, um grupo relativamente rico com pilhas consideráveis de dinheiro pra gastar. E isso significa que a produção cultural suíça não deve ser afetada, que é o que importa de fato pro governo do país. “Isso afeta principalmente a produção estrangeira,” continua a conclusão do relatório. “Mas ela precisa adaptar-se às constantes mudanças de comportamento dos consumidores.”
fonte: Whiplash


Pesquisas como essa só comprovam o que as gravadoras não gostam de expor. O lucro continua, mesmo com as bostas que elas têm lançado ultimamente.

Nenhum comentário: