terça-feira, 22 de novembro de 2011

Blog on the Top: Eletric Ladyland

Jimi Hendrix
Electric Ladyland
(EUA - 1968)
Terceiro e último disco de estúdio de Hendrix, Electric Ladyland foi o único produzido pelo próprio guitarrista. Sua gravação e lançamento foram cercados de polêmicas e marcou o fim da fase áurea do Jimi Hendrix Experience.

O álbum duplo saiu com duas capas diferentes. Nos EUA a capa "oficial", com uma foto da cabeça de Jimi. Entretanto, a capa clássica é a da versão inglesa, com um grupo de mulheres nuas envolvendo o álbum. Naturalmente não foi bem vista pelos conservadores americanos.

Parte das gravações foram feitas no Olimpic Studios, em Londres, mas depois o material foi levado e finalizado no Record Plant, em Nova York, curiosamente próximo dos clubes noturnos favoritos de Hendrix.

Electric Ladyland marca o fim da trajetória ascendente de Jimi Hendrix. Depois disso a formação original da Jimi Hendrix Experience sofreu mudanças e ele passou seus últimos 2 anos tentando formar uma nova banda, sendo pressionado inclusive pelo movimento afro-americano a utilizar apenas músicos negros, como Billy Cox (baixo). Apesar disso, gravou um material vastíssimo, que ainda aparece periodicamente no seu baú sem fundo.

Nenhum comentário: