quinta-feira, 29 de abril de 2010

Hoje no Rock: Paul McCartney - Thrillington

Verdadeira mosca branca da discografia Sir Paul McCartney, esse inusitado álbum foi lançado em 1977, 6 anos após Ram, seu segundo disco solo. E se aqui eu cito o Ram, é justamente porque Thrillington vem a ser uma espécie de suíte sinfônica para este disco.

Antes de mais nada, é importante dizer que Paul não assina o álbum, mas sim um tal de Percy "Thrills" Thrillington, que teria feito os arranjos para Ram, em clima de big band. O projeto começou durante as gravações do Ram original, mas a formação do Wings acabou mandando-o para a gaveta por 6 anos.

Antes de ser lançado, em 29 de abril de 1977, Paul tomou o cuidado de colocar notas em jornais anunciando o lançamento, mas assinando como Percy Thrillington. Claro que isso gerou muita curiosidade. O disco teve uma tiragem limitada e poucos tiveram acesso ao seu conteúdo. Não havia nenhuma referência a Paul nos créditos.

O mistério ficou no ar até 1989 quando, em uma coletiva de imprensa ele foi perguntado sobre o disco, onde respondeu "Ótima pergunta para encerrar essa coletiva, o mundo realmente precisa saber. Na verdade fomos Linda e eu e nós mantivemos esse segredo por tanto tempo, mas agora todos sabem!".

O interessante é que até resenhas sobre esse disco são difíceis de achar. Mesmo assim encontrei algumas que o chamavam de "pouco inspirado" e até mesmo "brega". Apenas gente que não entendeu a piada. Paul é como aqueles jogadores de futebol que, após jogar uma temporada extenuante, aproveita as férias batendo uma peladinha. Ele é o cara que faz música o tempo todo e, pra relaxar, faz um sonzinho...

Ram é meu favorito na carreira solo de Macca por seu clima cru, e como eu mesmo defino, com cheiro de bosta de boi. Mas Thrillington é o contraponto a isso e acho que é aí que está o pulo do gato. Com seu ar sofisticado, ele mostra como Paul pode ser genial nas duas pontas da mesma corda, apenas mudando o arranjo de suas músicas. Recomendado!

2 comentários:

RICARDO MANN disse...

PÔ o link não está mais válido. Quero baixar esse aí...

Caio Mattos disse...

Tenta esses!

http://rapidshare.com/files/152510109/Per_Thrill_320.part1.rar


http://rapidshare.com/files/152510142/Per_Thrill_320.part2.rar