sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Hoje no Rock: All Those Years Ago

O rock vive de mitos e muitos deles são criados pela mídia e pela impressão que determinados acontecimentos passam, forjando uma memória coletiva que em geral não reflete a realidade dos acontecimentos. A música All Those Years Ago serve para desmentir essa sensação.

So você, caro leitor, não entendeu nada, eu explico. É comum vermos na mídia e na boca do povo histórias que contam o final dos Beatles como o término total das relações entre eles, um rompimento de laços definitivo e abrupto. Independente de qualquer mágoa ou ressentimento que tenha existido nos primeiros momentos, a verdade é que o contato entre eles era normal fora das carreiras de cada um.

Todo esse rodeio foi pra explicar o que aconteceu na gravação de All Those Years Ago em 1981, um single do Harrison que também apareceu no álbum Somewhere in England. A música surgiu em meados de 1980, como uma composição que George havia feito para Ringo, mas com outra letra. Ringo gravou também a bateria, mas não ficou satisfeito com os vocais. Um pouco mais tarde, em dezembro, Lennon foi assassinado.

George então retirou a trilha com o vocal de Ringo e compôs uma nova letra, agora homenageando o amigo morto. Manteve a bateria e convidou Paul McCartney para gravar os baking vocals, junto com sua esposa Linda e o guitarrista dos Wings, Danny Laine, o que aconteceu no dia 6 de fevereiro de 1981. No disco há ainda agradecimentos a George Martin, produtor dos Beatles e ao engenheiro de som Geoff Emerick. Não há nenhum registro a respeito de Yoko Ono.

Essa não foi a primeira vez que os 3 trabalharam juntos. Um pouco antes, em maio de 79, eles tocaram numa jam no casamento de ninguém menos que Eric Clapton. Alías, Clapton casava-se com Patti Boyd, ex-senhora Harrison. Lennon só não compareceu porque, segundo ele, não foi convidado. Anos depois, já na década de 90, eles voltaram a reunir-se para as gravações do Anthology, dessa vez sobre material deixado por Lennon (Free as a Bird e Real Love).

Quem já teve banda sabe como acontece. As vezes as coisas não funcionam mais, a química desaparece e é melhor cada um ir para o seu lado. Mas fora das quatro linhas o contato continua, o tempo fecha as feridas e a vida prossegue. Nada como um dia depois do outro.

Aí pra vocês o clip de All Those Years Ago, uma colagem de imagens dos Beatles e de Lennon especificamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Trilha sonora perfeita para o que me aconteceu hoje...mais uma prova de que Eles sempre estão na minha vida...ou que pra tudo sempre há uma referência, uma explicação beatle...

(desculpa o comentário de louca, não é pra entender nada mesmo! rs)