sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Review: Morrissey - Years of Refusal

Ouvir Morrissey sem lembrar do The Smiths para mim é uma tarefa impossível. Pelo visto, isso é verdade até mesmo para o próprio Morrissey, já que este seu último trabalho, Years Of Refusal, me pareceu ter muito da finada banda que o projetou nos anos 80. Se isso é bom ou ruim? Bem, senão vejamos.

Tentei de todas as formas despir-me de qualquer sentimento de nostalgia oitentista para ouví-lo, mas foi difícil. Não adianta, quando os primeiros acordes de Something is Squeezing My Skull começam, pesados, a gente até tem a esperança de algo novo. Mas a voz de Morrissey aparece e me soa datada. Pronto, tô de volta a 1986.

Eu sou do tipo que é bem resolvido quando as bandas acabam. Bandas são reflexo de uma época, do que cada integrante vive no momento, do que o mundo passa, etc. Por isso são um pouco radical com essas voltas que andam na moda. E talvez seja esse sentimento que tive ao ao ouvir Years of Refusal.

Eu sempre espero um material novo, mas pra mim é um pouco decepcionante ouvir o mesmo Smiths, de quem eu tanto gostava. Claro, há boas canções como I'm Throwing My Arms Around Paris (que postei dias atrás), que são basicamente o que faz o cedê valer a pena. Mas se você espera algo de novo... Ouvi muita gente falar bem desse disco. Talvez esteja sendo exigente demais, sei lá.

Falando do lado comercial, é importante dizer que esse disco ainda não foi lançado. Ele vazou na internet e seu lançamento oficial está previsto apenas para 16 de fevereiro. E agora? Não acho que isso seja tão mal assim. Black Ice do AC/DC vazou e tá vendendo horrores. Cabe ao Morrissey e a famosa Decca Records encontrarem uma forma de promovê-lo. Por que não liberar de vez?

Poderiam começar melhorando a capa que, aqui entre nós, é horrorosa... o Paletômetro mal se mexeu. Se quiser ouvir o cara, taqui.


Nenhum comentário: