terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Review: The Fireman - Electric Arguments

Onde há fumaça, há fogo. E onde há Sir Paul McCartney há a garantia de boas canções, principalmente quando não existe o compromisso de compor um álbum estritamente comercial. E se os argumentos fossem menos elétricos seria bem melhor.

Gravado em apenas 13 dias em parceria com o produtor Youth, o desafio era compor um disco em tempo record, sem nenhum ponto de partida. Paul toca todos os instrumentos (até aí nenhuma novidade) e Youth entra com a parte eletrônica do cedê. E foi justamente isso que pegou.

Pegou porque eu ainda encaro música eletrônica como palavrão. Confesso que por isso acabei ouvindo o trabalho com um certo preconceito que foi sendo derrubado aos poucos. Mas logo você encontra aquela batida eletrônica em algum lugar, ou um sequencer gratuito... Deu pra sentir o paradoxo?

É um cd com boas canções, características de Sir Paul. Não vi nada muito diferente do que ele já tinha composto. Mas que ficariam bem melhores se apenas fossem tocadas como sempre foram. Em tempos de plágio, ainda surgiu a notícia de que a canção Light From Your Lighthouse seria um plágio de uma música do bluesman Blind Willie Johnson. Só que o próprio Paul declarou antes que havia realmente se inspirado em Let Your Light Shine On Me, que é uma canção tradicional de dominio público. Plágio ou malandragem?


De qualquer forma, vale a pena ouvir. Mas se você estiver sem tempo, pode viver tranquilamente sem conhecer esse disco. Minha opinião? Paul continua genial, mas tá ficando meio caduco... Taqui o cara no RapidShare.



Nenhum comentário: