quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Hoje no Rock: Neil Young, 63 anos

Neil Percival Kenneth Robert Ragland Young nasceu na cidade de Toronto no Canadá, mas ainda criança mudou-se para Winipeg, capital da província interiorana de Manitoba. Nesse ambiente rural teve os primeiros contatos com a música e formou suas primeiras bandas, desenvolvento o estilo folk que seria sua marca ao longo doa anos.

Aos 20 anos, de volta a Toronto forma o Mynah Birds com quem grava alguns compactos. Logo depois, já em Los Angeles, funda com Stephen Stills o mítico Buffalo Springfield, banda que inovou o folk-rock, mas que só teve reconhecimento anos depois.

Em 1969 lança seu primeiro disco solo, ao mesmo tempo em que passa a fazer parte do grupo Crosby, Stills and Nash[bb], agora como membro efetivo, tendo seu nome adicionado. A participação dura apenas 2 anos, com uma separação amigável e voltas furtivas ao longo dos anos. Desde então é acompanhado pela Crazy Horse, sua banda de apoio.

Os anos 70 foram de altos e baixos para Young[bb], com envolvimento com álcool e drogas e períodos de depressão. Isso o levou a composições mais pesadas e cruas, o que por vezes o afastou de seus fãs e inspirou críticas negativas. Entretanto é da mesma década o sensacional LP Harvest, de 1972, tido por muitos como seu melhor trabalho. Nele estão clássicos como Alabama (minha favorita), Heart of Gold e The Needle and the Damage Done.

Sua postura engajada sempre lhe rendeu críticas. Na música Alabama e fala claramente do racismo no sul dos EUA. A banda Lynyrd Skynyrd se sentiu ofendida e respondeu na música Sweet Home Alabama (Well I heard mister Young sing about her/ Well, I heard ole Neil put her down / Well, I hope Neil Young will remember/ A Southern man don't need him around anyhow). Os anos mostraram que Young estava certo.

Os anos 80 vieram com o reconhecimento pelo seu trabalho, incluindo o Buffalo Springfield, compilações e participações com outros artistas. Suas letras, sempre politicamente ativas continuam contundentes e é o tipo de artista que sempre tem algo a dizer, doa a quem doer. Recentemente lançou com seus velhos amigos Crosby, Stills and Nash o DVD Deja Vu, gravado durante a turnê de 2006.

Meu estilo ao violão folk tem muito a ver basicamente com duas influências: The Band e Young. No caso das letras me identifico mais com Young, por sua vertente mais crítica (Vida de Cão tem um pouco disso). Curiosamente, Young toca junto com o The Band no magistral The Last Waltz, filme do qual já falei aqui no blog.

De presente pra vocês, o álbum Harvest, de 1972.
Keep on Rockin' in the Free World, Mr Young!

Nenhum comentário: