segunda-feira, 14 de julho de 2008

Blog'n'Roll: Dia Mundial do Rock

Ontem comemorou-se o Dia Mundial do Rock. A data ficou definida a partir de 13 de julho de 1985, quando Bob Geldoff organizou o que foi o maior evento de rock da história, o Live Aid. Uma causa nobre, grandes artistas, palcos nos EUA e na Inglaterra... Mas daí ser o dia Mundial do Rock?

Poderíamos dizer que o dia do Rock é o dia 5 de março, dia em que Ike Turner lançou Rocket 88, considerada por muitos a primeira gravação de r'n'r. Mas como há quem diga que a data real da gravação seria o dia 3 de março, não podemos confirmar.

No dia 9 de fevereiro de 1964 os Beatles tocaram ao vivo no Ed Sullivan. Foi a data que marcou o início do que ficou conhecido como British Invasion. Esse foi o maior momento da maior banda de todos os tempos no berço do rock. Poderia ser o dia mundial do Rock também.

Aqui no Brasil poderíamos considerar o dia 11 de janeiro de 1985, dia em que começou o primeiro (e único) Rock in Rio. Até hoje o festival com maior público da história (1,5 milhão de pessoas), escancarou para a sociedade brasileira o boom do Rock Brasil que estava no auge. Trouxe também show antológicos como o do Queen e de James Taylor. Poderia ser ao menos o dia Nacional do Rock.

Várias outras datas poderiam ser o dia Mundial do Rock. Aniversário de Elvis, de Berry, de Little Richards, dia da morte de Lennon (esse seria bom até pela reflexão), uma das ressucitadas do Keith Richards... Não faltam sugestões. Quem me conhece sabe que não ligo pra datas comemorativas (so livro dia das mães, porque me aturar não foi mole) e essa também passa batida pra mim.

Dia do rock é todo dia que eu acordo e ponho um cd pra ouvir. Dia do rock é todo dia que um moleque ganha sua primeira guitarra, é todo dia que alguém inconformado toma uma atitude contra o sistema, quebra paradigmas e rompe regras pré-estabelecidas.

A grande beleza do rock é ser mais que uma música, é ser um estilo de vida. E o mais democrático de todos, ao ponto de 3 pessoas, mesmo que não saibam tocar bem, possam se divertir com um som. É quase como jogar uma pelada com os amigos.

Em nome dessa democracia, mais importante que o Dia Mundial do Rock, é o seu Dia Particular do Rock.

E que esse dia seja todo dia!

foto: Exposição de cães no Dia Mundial do Rock, JB Online

2 comentários:

Anônimo disse...

Puts, isso que é transmimento de pensação!rss Ontem pensei examente isso, sobre o dia nacional do Rock ser no dia do Rock in Rio! rss
Parabéns pelo post Caio, vc como sempre mandou muito bem!!
Beijos rockeiros!!

Anônimo disse...

Excelente texto!!!!

Perfeito, dia do rock é todo dia!!!

Sugestão: Os seus comentários concisos são sempre muito bons, mas vc poderia escrever mais também, como fez agora...

Essas datas comemorativas são uma bobagem...Ainda mais pegarem um dia que pelo menos pra mim é inexpressivo - confesso que não levo muita fé nesses eventos beneficentes... E poxa, ainda mais com tantas datas melhores, como as que vc citou....

É primo, outra coisa em comum: também não ligo pra datas comemorativas (nem meu aniversário faço lá muita questão de comemorar), também só salvo o dia da mamãe...rs

Mas não sei se o Rock é o estilo "mais democrático de todos" e acho mesmo que não é necessariamente símbolo de rebeldia ou contracultura.... Pode ser, também, só diversão boba, pura e simples, não? Acho dificil definir um estilo como melhor ou mais democrático q outros, creio ser mais questão de gosto pessoal mesmo...

Por exemplo, tem gente q adora samba e abomina rock, como tem aqueles que até respeitam, mas não conseguem se emocionar com os versos do Cartola... Essas coisas não entram na minha cabeça, porque adoro os dois estilos! (e alguns outros também...)

Bem, eu não tenho talento musical algum, nunca me considerei rebelde-contestadora, não conheço metade das coisas rockers que deveria e gosto muito de outros estilos musicais também....

Mas digo sem dúvidas que a minha vida só passou a ter algum sentido, com um colorido todo especial depois que ouvi os tios de Liverpool pela primeira vez, totalmente ao acaso....Foi meu divisor de águas mesmo.

God save the Rock´n Roll !!!