domingo, 18 de maio de 2008

Rock News: Criador de 'Deus', John Mayall mostra que o blues ainda está vivo

fonte: O Dia
Rio - Em uma semana agitada musicalmente, com gravações de dvds, estréia de Caetano Veloso e muitas atrações, o senhor britânico John Mayall[bb], do alto dos seus 75 anos, mostrou porque é um mito na Inglaterra e para todos que conhecem o blues. Ontem, o 'velho' músico, que foi o responsável por descobrir ou lapidar gente do calibre de Eric Clapton, Peter Green, Mick Taylor, Jimmy McCulloch, Jack Bruce e John McVie, para citar alguns, subiu ao palco do Canecão e mostrou por quase duas horas por que é um mestre do gênero.

Celeiro de bons guitarristas
John Mayall & The Bluesbreakers são uma instituição musical de um gênero que sofre com a perda de grandes e jovens talentos como Stevie Ray Vaughan e Jeff Healey, e com o envelhecimento dos grandes ícones, como Eric Clapton B.B.King, Buddy Guy e o próprio Mayall. Celeiro de grandes músicos, o olhar (ou ouvido) clínico do inglês trouxe ao Brasil uma formação onde o destaque fica pelo indescritivelmente talentoso guitarrista Buddy Whittington, que está no grupo desde 1993.

Alternando entre o teclado, gaita, guitarra e vocais, Mayall mostrou disposição, simpatia e emoção de garotos ao executar várias canções de seu último trabalho ('In the Palace of the King', uma homenagem a obra de Freddie King), algumas mais antigas e encerrar a noite com o clássico All Your Love, de Ottis Rush, imortalizado no cd (na época LP) gravado quando Eric Clapton entrou para a banda, no meio dos anos 60. Mais que um grande músico, Mayall se mostrou um grande maestro.

A noite, que começou com o ótimo Big Joe Manfra, um dos melhores guitarristas de blues do país, acompanhado por sua banda e uma série de convidados especiais, mostrando a tendência brasileira de tocar um blues mais acelerado, terminou com o público saindo do Canecão com a impressão de todos terem se tornado amigos de infância. Mágica pura.

Quem perdeu o show de ontem, ainda terá uma chance de ver John Mayall & The Bluesbreakers no próximo dia 23, no Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.


Que revelou muita gente boa do blues e do rock, ninguém duvida. Mas daí dizer que criou o Deus Clapton, é um pequeno exagero. Tudo bem que Eric recebeu esse apelido quando abandonou os Yardbirds e foi gravar o famoso Beano Album (onde aparece lendo um gibi na capa) com Mayall. Mas antes disso sua fama já estava feita e espalhada por toda Londres. Logo depois disso, ele saltou fora e partiu para vôos maiores, como o Cream.

Pra vocês, a sensacional All Your Love, desse mesmo álbum clássico, no 4Shared.

Nenhum comentário: