sábado, 31 de maio de 2008

Hoje no Rock: John Bonham, 60 anos

Hoje, o lendário John Bonham estaria completando 60 anos. Então lá vai uma repostagem sobre ele, que fiz no carnaval.

John Henry "Bonzo" Bonham, nasceu em 31 de maio de 1948 em Worcestershire, Inglaterra. Começou a aprender bateria quando tinha apenas cinco anos, batendo em caixotes e latas de café, e imitando os movimentos dos seus ídolos Gene Krupa e Buddy Rich. Aos quinze anos recebeu a sua primeira bateria, uma Premier.

Como vários baterias da época, rondou por pequenas bandas até chegar na Crawling King Snakes, cujo vocalista era Robert Plant. Durante este período, Bonham adquiriu a reputação de ser o baterista mais barulhento de Inglaterra, sendo muitas vezes convidado a parar de tocar, devido à sua tendência para partir as baterias. Quando Jimmy Page pensou em formar o Led Zeppelin[bb], convidou Robert Plant, que lhe sugeriu Bonham para a bateria, que assim passou à frente de Ginger Baker que viria a fazer parte do Cream (mais tarde falaremos dele nessa coluna).

Bonham usava as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, a que ele chamava árvores. O seu estilo pesado inicial era bem demonstrado em Immigrant song, When the levee breaks e The ocean. Embora não fosse considerado tão solto como Keith Moon, nem tão respeitado pela crítica como Ginger Baker, a sua potência por detrás da bateria influenciou praticamente todos os bateristas do hard rock e do heavy metal. Aliás, ele mesmo descrevia seu estilo se considerando “o melhor imitador de Keith Moon do Mundo”.

Em 24 de Setembro de 1980, na viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava, Bonham bebeu cerca de 40 doses de vodka. Quando terminou o ensaio foram para a casa de Page em Windsor. Bonham adormeceu e foi levado para a cama. Benji LeFevre encontrou-o morto na manhã seguinte. Apesar do usual sensacionalismo feito pela imprensa, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu corpo.

Após sua morte, os outros integrantes resolveram interromper as atividades do Zeppelin até recentemente, quando voltaram a reunir-se em Londres, mas com seu filho Jason nas baquetas.

Poderia postar o solo de bateria dele em Moby Dick, mas esse todos já conhecem. Optei por The Song Remanis the Same, onde seu trabalho de bumbo é fantástico, aliás uma de suas características mais marcantes.

Nenhum comentário: