sábado, 30 de outubro de 2010

Hoje no Rock: Sun City

É comum a gente escutar dos azedos de plantão que "protestar não adianta nada". Até pode ser, mas o comodismo muitas vezes não nos permite conhecer a verdadeira resposta. Comodismo que Steven Van Zandt (Bruce Springsteen) rompeu quando esteve na África do Sul para pesquisar sons para seu disco.

Ele ficou impressionado com o regime de Apartheid que então vigorava no país. Mais que isso, chocou-se quando visitou um lugar chamado Sun City, localizado em um bantustão. Só para explicar, um bantustão era um tipo de território autônomo na África do Sul, onde os habitantes poderiam viver de acordo com os costumes tradicionais. Antes que isso soe como um éden, é importante dizer que são áreas muito afastadas das cidades e absurdamente empobrecidas.

Mas neste bantustão específico existia um ugar chamado Sun City, um resort de alto luxo, com cassinos e parques aquáticos, aberto para visitantes de todas as nacionalidades, e raças! Mentalmente ele traçou um paralelo com o que os índios americanos viviam, reclusos em suas reservas. Voltou para os EUA com isso na cabeça.

Steven então começou a reunir amigos para gravar uma canção que fosse uma declaração de repúdio. Ele não queria algo como "We Are the World" onde os discos eram vendidos e a grana revertida. Queria um compromisso de cada participante. E o compromisso estava no refrão da música, que dizia "Ain't gonna play sun city" (eu não vou tocar em Sun City).

Logo juntaram-se Bruce Springsteen e Miles Davis. Em seguida vieram Bob Dylan, Herbie Hancock, Ringo Starr e seu filho Zak Starkey, Lou Reed, Run DMC, Peter Gabriel, Afrika Bambaataa, Jackson Browne e sua namorada Darryl Hannah, Peter Wolf, U2, Keith Richards, Ronnie Wood, Hall & Oates, Jimmy Cliff, Big Youth, Peter Garrett, Nona Hendryx, Pat Benatar, Joey Ramone e Sinead O'Connor (ainda com cabelo!).

O clip foi gravado nas ruas de Nova York e estreou no dia 30 de outubro de 1985 na MTV americana. Claro que não fez tanto barulho como o lançamento de We Are The World, talvez por ter uma temática mais incômoda, talvez pelo governo sul-africano receber um tratamento padrão vista grossa de seus colegas americanos. O fato é que, mesmo não tendo feito tanto sucesso quando sua antecessora melosa, Sun City conseguiu o envolvimento real de vários artistas.

Hoje, 25 anos depois, a África do Sul mudou, mas não muito. Mandela foi solto e a lei do Apartheid acabou. Por outro lado, ainda há bolsões de pobreza (para negros, naturalmente) e se o Apartheid não está mais escrito na lei, ele ainda existe nos hábitos da população. A iniciativa de Van Zandt pode não ter resolvido o problema, mas com certeza foi uma vuvuzela no meio de tantas outras, que fez muito barulho nos anos 80.

Aí embaixo o clip, na MTV da época!


Um comentário:

RICARDO MANN disse...

Aqui tem muita informação sobre o LP e os links para baixar (Ainda funcionando!):
http://saltyka.blogspot.com/2008/05/various-artists-united-against.html

A única que eu conhecia era a "No more Apartheid" do Peter Gabriel. Muito boa!