segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Show de Horrores: Come on Back

Esse é pra começar bem a semana. Bem mal!

Quando comecei a ver este clip nem achei tão ruim. Achei mais engraçado. O gordinho sentado lendo o jornal, a banda tocando meio sem jeito (destaque para o tecladista)... mas a coisa foi piorando numa progressão geométrica, até um final que quase me fez cair da cadeira.

Acho que esses caras inventaram o rock (ruim) progressivo! Divirta-se!

3 comentários:

Danilo. disse...

Nego hahahahha esse tecladista é um gênio da performance. hhaahaha

Mais uma coisa: perdoem-me a ignorência. Mas eu não sei definir o que é rock progressivo. Eu escuto coisas que para mim são diferentes como Yes, Genesis e Jethro Tull. E no meu parco conhecimento não sei definir uma linha que diga o que é rock progressivo. Alguém me ajuda?

Caio Mattos disse...

Danilo, você mexeu em um vespeiro!
Definir rock progressivo é quase tão difícil quanto tocá-lo. Mas vamos lá, vou tentar.

A principal característica do rock progressivo é justamente, como o nome diz, progredir! Ate os anos 60, uma música tinha 3 minutos, 3 ou 4 estrofes, um refrão e pronto. Muita gente atribui ao Sgt Peppers ser o primeiro álbum progressivo, pq teoricamente as faixas se entrelaçavam, formando uma ideia coesa, ou seja, progredindo dentro de uma história. Os próprios Beatles assumem que esse objetivo só funcionou nas 3 primeiras faixas e nas duas últimas. Um ano antes entretanto, o Who lançou o Sold Out, que tem mais o estilo do que viria a ser um disco progressivo. Apesar das músicas não se ligarem, o disco foi concebido como um programa de rádio, inclusive com jingles entre as faixas! Para mim é o primeiro projeto de progressivo.
Agora veja, muita gente define como progressivo músicas com longos instrumentais, suites sinfonicas etc... Até podem ser progressivas, mas não necessariamente. Em 69 o próprio Who lançou o Tommy, que não é sinfônico, mas é sim uma ópera rock e progressiva, faixa a faixa contando uma história.

Então, resumindo pra cacete, a melhor definição é essa: estilo de música onde as faixas se interligam, passando a idéia de conceito único entre elas, muitas vezes com suítes instrumentais e, em cada uma delas, uma história é contada.

...é basicamente isso, mas provavelmente alguém vai reclamar!

Abraço e espero ter ajudado!

Danilo disse...

Perfeito. Me elucidou bastante, mesmo que alguém critique. Valeu.