quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Blog on The Top: Mull of Kintyre

Paul McCartney
Mull Of Kintyre
(Inglaterra - 1977)
Em 03/12/77 Paul McCartney chegava ao topo da parada britânica com o single Mull Of Kintyre, superando a marca de 2 milhões de cópias vendidas e batendo o recorde de She Loves You na Inglaterra.

Se contarmos singles não beneficentes, ainda é o mais vendido da história na Inglaterra (Bohemian Rhapsody vendeu mais, mas em dois lançamentos e tendo o segundo sido doado para caridade). Curiosamente esse sucesso não aconteceu nos EUA. Por lá o single chegou apenas ao 33º lugar e mais em função de School Girls, lado B do compacto.

Mull Of Kintyre fala de uma localidade no litoral oeste da Escócia, onde Paul comprou uma casa e transformou em estúdio de gravação nos anos 60. Curiosamente, a casa de Paul não era exatamante em Mull Of Kintyre, mas em Campbeltown, alguns quilômetros ao norte. As gaitas de foles ouvidas na música dão o clima escocês ao arranjo.

Originalmente ela entraria no álbum London Town, mas as gravações para o LP foram interrompidas devido à gravidez avançada de Linda. Então Mull Of Kintyre foi lançada como single, tornando-se um grande sucesso de natal. Aí embaixo, o clip original no iutubiu.

Um comentário:

Cata Manso disse...

Paul é outro que nao pára...