John Alec Entwistle nasceu nos subúrbios de Londres em 1944 e desde cedo teve aulas de música, inicialmente tocando trompete e piano, o que lhe rendeu uma estrutura musical sólida. O contra baixo veio mais tarde, tocando jazz e dixieland com seu amigo Pete Townsend.Dono de um estilo agressivo e relativamente agudo, The Ox (como era conhecido) é amplamente considerado um dos melhores baixistas de todos os tempos, tendo sido inclusive eleito pela revista Bass Player o mais influente do século XX, deixando muita gente boa na rabeira.
Como compositor teve em seu estilo um contraponto perfeito às letras de Pete Townsend no Who. Com um humor ácido e sombrio fazia a oposição aos temas existenciais de Pete e, além disso, preenchia com maestria os espaços vazios deixados pela guitarra. A mesma sintonia acontecia com a bateria do insano Keith Moon. Essa foi a verdadeira alquimia que permitiu ao Who ser a banda que foi.Seu primeiro disco solo, Smash Your Head Against the Wall, de 1971, é o primeiro de um membro do Who, talvez por ter tido pouco espaço para suas composições nos discos da banda.
Outra característica sua era a apuradíssima técnica de digitação, que lhe permitia tocar notas seguidas com velocidade bem acima da média para um baixista, além de fazer acordes, novidade nos anos 60. Seu setup incluiu diversos instrumentos, dos Fender Precision na década de sessente, passando pelos Rickembaker nos 70, Alembic nos 80 e Warwick nos 80. Na verdade, era um grande colecionador de instrumentos, tendo mais de 200 na ocasião de sua morte, em 2002.
A causa de sua morte foi um ataque cardíaco, provavelmente provocado pelo uso de cocaína. Aconteceu em Las Vegas, às vésperas do início de uma nova turnê do Who. Boa parte de seus bens, incluindo sua coleção de instrumentos, foi leiloada para cobrir dívidas com o fisco inglês. Ironicamente, John foi fiscal do imposto de renda da rainha, antes de ser baixista do Who.
Ironia, sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário