sexta-feira, 3 de julho de 2009

Review: Yusuf Islam - Roadsinger

Eu tenho alguns personagens complicados para escrever aqu ino Experience. Clapton, Lennon, Townshend, são alguns dos mais difíceis. Mas o campeão é sem dúvida aquele pelo qual não sei nem que nome usar. Porque para mim ainda é muito difícil dissociar Cat Stevens de Yusuf Islam.

São a mesma pessoa, mas não são, estão separados por uma ausência dos palcos de quase 3 décadas. Se partirmos daí tenho tudo para considerar sim, Yusuf. Mas a sonoridade ainda remete, e muito, ao bom e velho Cat.
Sobre as letras terem um ar mais espiritualizado, não acho que seja argumento. Elas já eram assim, basta ouvir The Wind. A diferença é que agora elas tem mais do Islã, que acrescentaram uma pitada interessante ao seu violão. Mas vamos ao cedê.

Roadsinger começa com a ótima Welcome Home, que para mim soou como tendo George Harrison no slide guitar e flui como uma daquelas velhas conhecidas. A seguinte é Thinking About You, uma cantiga catsteveniana clássica.

Everytime I Dream tem ares de folkrock, mas a seguinte, The Rain, é uma das melhores do disco, com um ar tenso e por momentos até meio pessimista, o que não faz parte do repertório de Yusuf. World of Darkness mantém o ar denso e a coisa segue como se fosse o final de um "lado A".

Sim, porque a seguinte Be What You Must nos remete ao bom e velho Cat Stevens, começando pela introdução, auto-plagiada de Sittin', de 1972. Até o coral de crianças tem essa referência. O ritmo cai um pouco com This Glass World, mas a faixa título, Roadsinger, é um Cat Stevens clássico, com todos os elementos que ele sempre gostou. O clima alto astral continua na sequencia em All Kind of Roses e o final do disco tem ares mais místicos com Dream On e a instrumental Shamsia.

Como disse no começo, é dificil avaliar um disco do Cat/Yusuf. O anterior, Another Cup me agradou muito, mas também pelo fato de ser uma surpresa. É um disco com ótimas músicas, mas ainda irregular, coisa que Roadsinger não é: ele rola com facilidade e quando você nota, acabou. Assim que é bom!

Nota 8 pra ele então!




Um comentário:

zanna disse...

Que música linda!
Adorei a Kombi!rs