quarta-feira, 15 de abril de 2009

Review: Doves - Kingdom of Rust

É brabo. A gente escuta o disco várias vezes, pesquisa sobre ele, verifica dados, ficha técnica, cata informação na internet pra não escrever besteira e vêm um nerd e um engravatado, ambos portadores de disfunções eréteis e deletam meu post. Tem nada não, eu escrevo essa porra de novo.

Como eu havia dito, foi com muita ansiedade que os fãs dos britânicos do Doves esperaram Kingdom of Rust, depois de um hiato que ja durava 4 anos e inúmeros adiamentos no lançamento do cedê. E expectativa era de um material superior aos excelentes Some Cities e Last Broadcast mas, ao menos à minha audição, a impressão foi de um disco irregular.

Talvez seja porque já começa com uma faixa 100% eletrônica, Jetstream, que me fez lembrar de bandas como New Order e Depeche Mode. Os recursos eletrônicos sempre estiveram presentes na obra dos caras, mas nunca numa faixa totalmente sintetizada. Felizmente logo em seguida vem a faixa título, Kingdom of Rust, com suas nuances folk. É importante lembrar que a banda se retirou para uma fazenda no interior inglês para concentrar-se na gravação.

Daí pra frente é ladeira acima e a gente pensa "finalmente o disco começou". O ponto alto vem com Winter Tree a legítima faixa Dove 10:03. The Greatest Denier e Birds Flew Backwards mantém o nível, mas aí volta a irregularidade e as últimas faixas com uma sonoridade mais oitentista. Ok, Pounding realmente soa ressurgida da década de 80, mas tem uma personalidade atual.

De qualquer forma, depois da audição das 11 faixas, você vê que os 50 minutos passaram rápido, o que é um ótimo sinal. Doves não é o tipo de banda "easy-listening". Eu mesmo levei literalmente meses para saber ouví-los. Na primeira avaliação dei uma nota 7 para Kingdom of Rust. Porém, como o post foi deletado, acabei ouvindo mais uma vez, o que me tentou a elevar a nota para 8. Mas aí comparo com os (ótimos) albuns anteriores vejo que 7 é a nota correta.

Anyway, baixe o disco no Emule e ouça que vale a pena! ...e se deletarem de novo, eu posto mais uma vez!


Nenhum comentário: