quarta-feira, 8 de abril de 2009

Blog'n'Roll: Os Brothers e a Vida a Cores

Todo dia quando acordo sigo a pequena rotina de ler meus email, jornais e em seguida garimpar notícias e curiosidades para o blog. Mas me causa indignação abrir portais de notícia e ver, no topo, detalhes sobre a final do Big Brother, em destaque sobre notícias mais importantes e relevantes para nós.

Quando George Orwell escreveu "1984" e vislumbrou que neste ano o mundo viveria uma sociedade onde todos seriam observados por um "grande irmão", certamente não imaginou que aconteceria o contrário. Ok, hoje vivemos cercados por câmeras de segurança, avisos de "Sorria você está sendo filmado", câmeras digitais nos celulares e etc. Mas o que acontece é que temos um grupo de uma dúzia de pessoas sendo observada por milhões de telespectadores.

Não sei de onde vem o fascínio humano pela vida alheia. Talvez Freud explique, mas prefiro apostar minhas (poucas) fichas no vazio interior de cada um, semeado por essa própria maquininha de fazer maluco chamada televisão. Se eu não assisto? Claro que assisto, jogos do Flamengo, programas na TV Brasil e olhe lá. Mas não me furto a ler um livro ou ouvir música.

Voltando às notícias de hoje, é muito bacana ler que o camarada que ganhou um milho grande pensa em simplesmente viver de renda. E assim vamos semeando a cultura da vida fácil do brasileiro, a triste sina do "levar vantagem em tudo". Afinal de contas, deve dar muito trabalho passar 2 meses exercitando a oficina do capeta, sendo observado por outros milhões de desocupados. Semana passada a gostosa da edição disse que se não ganhasse, teria que posar pelada pra ajudar a família. Ah coitada...

Você pode até dizer que é apenas entretenimento. Mas a que custo? A luta pela audiência a qualquer preço já nos ofereceu aberrações como os programas da linha "mundo cão" que assolam a TV brasileira, com banheiras, bundas e testes de DNA exibidos no varejo e no atacado. Se você curte, beleza, mas inclua-me fora dessa. E não me venha dizer que não dá pra fazer TV de qualidade. Assim como a TV Brasil (antiga TVE) que citei la em cima e a Cultura, a própria vênus platinada produziu há poucos meses a sensacional mini-série Capitu. Infelizmente a direção da emissora considerou o retorno de audiência fraco e o pau comeu.

Anyway, minha indignação não é de hoje. Há tempo compus esse som que tá rolando aí, Vida a Cores, do meu álbum Introdução, que fala da nossa vidinha imersa nesse mundo controlado pelo controle remoto. Fala-se tanto em reality show. A mim, basta a minha realidade! Essa já preenche minha vida e me faz andar pra frente. Eu quero é fantasia!

Um comentário:

Andréa disse...

Assino embaixo!
Parabés pelo ótimo post!