domingo, 15 de março de 2009

Hoje no Rock: 11 anos sem Tim Maia

Como escrevi poucos dias atrás, uma das minhas frustrações musicais foi nunca ter assistido um show do Tim Maia. A oportunidade aconteceu para mim há exatos 11 anos quando ele gravaria um especial para a TV no Teatro Municipal de Niterói, cidade onde ainda vivo.

Não lembro porque exatamente, mas não pude ir. E se tivesse ido, não teria visto seu show porque ele não aconteceu, mas teria assistido à história. Corria o dia 3 de março de 98 e Tim subiu ao palco dessa vez. A banda Vitória Régia atacou a introdução de "Não Quero Dinheiro", mas sua voz não saía.

"Vou pedir... vou pedir..." A voz simplesmente abandonou Tim. Ele sinalizou para o público e para a banda e saiu do palco, sentindo-se muito mal. Logo vaias surgiram, afinal era um hábito seu deixar as platéias na mão. Mas dessa vez era mais sério que nunca. Mesmo após o aviso da organização, dizendo que Tim não estava passando bem e voltaria em breve, o público vaiou mais forte.

Saiu do Teatro direto para o Hospital Universitário Antônio Pedro a bordo de uma ambulância do Corpo de Bombeiros, afinal Tim não tinha plano de saúde. Ele havia sofrido uma crise de hipertensão, uma embolia pulmonar e uma parada cardiorrespiratória, revertida com massagens e medicamentos.

Já no hospital, o quadro se agravou com uma hemorragia digestiva e infecções renais e pulmonares. No dia 15 de março de 1998, assim como hoje, um dia de domingo, às 13:03, aos 55 anos, Tim foi para a festa no céu.

Não assisti ao "ensaio de show" como poderia ter assistido. Mas o envolvimento de quem vivia na cidade foi total, afinal era talvez o mais popular intérprete da música brasileira. E lembro como se fosse hoje daqueles dias, os primeiros sem o síndico.

Aí embaixo, um vídeo da dona globo sobre esse dia.




E aqui, ele mesmo se definindo, em 1998, talvez sua última entrevista.