terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Rock News: Yusuf Islam grava canção em benefício a vítimas em Gaza

O músico anteriormente conhecido como Cat Stevens lançou uma música beneficente nesta segunda-feira para ajudar as crianças da Faixa de Gaza.

As Nações Unidas disseram que Yusuf Islam gravou uma versão da música “The day the world gets round”, de George Harrison, com a participação do baixista alemão e colaborador dos Beatles Klaus Voorman.

Todos os lucros gerados pela canção serão doados para a agência da ONU responsável pelos refugiados palestinos, a UNRWA, e para a ONG Save the Children, para ser usado diretamente na ajuda aos residentes de Gaza.

Relatórios de Gaza dizem que 280 dos 1.285 palestinos mortos nas três semanas de ofensiva israelense são crianças – elas representam 56% da população de 1,4 milhões de pessoas. A ofensiva tentava parar o disparo de foguetes pelo Hamas contra a região sul de Israel.

Islam explica em seu site que ele espera que a música possa “ajudar as pessoas do imenso legado de amor, paz e alegria que nós podemos dividir quando nós passarmos por cima das fúteis guerras e preconceitos, e começarmos a mudar nossas tolices”.

A UNRWA disse que a doação vai ajudar a instituição a continuar seu trabalho vital na Faixa de Gaza.

“É um ato incrivelmente generoso e nós esperamos atingir novas audiências para levarmos uma mensagem de esperança quando Gaza precisa tanto dela”, disse Christopher Guiness, porta-voz da UNRWA.

Novo nome
Cat Stevens vendeu 60 milhões de álbuns em uma carreira musical prolífica que inclui hits como ‘Wild world”, “The first cut is the deepest” e “Peace train’. Em 1997 ele se converteu ao Islã, mudando seu nome e se distanciando da música pop.

Ele também esteve envolvido em polêmico ao supostamente ajudar grupos de caridade que na verdade seriam fachada para o grupo militante islâmico Hamas. Autoridades israelenses barraram Islam por duas vezes de entrar no país por culpa dos seus supostos laços com o Hamas.

Ao longo dos anos, Islam gravou um série de discos com discursos sobre temas islâmicos – alguns deles com apoio de percussão. Em 2006, fez uma volta à música pop, gravando seu primeiro álbum desde a conversão chamado “An other cup”. Atualmente, está preparando um novo disco, que deve contar com a participação de Paul McCartney e Dolly Parton.
fonte: G1


Pra início de conversa, mais uma vez o pessoal esqueceu de confirmar as informações antes de publicar. O cara converteu-se ao Islã em 77 e não em 97 como está na reportagem. Além disso, a matéria me parece meio tendenciosa, colocando como fato a história da "instituição de fachada" e ignorando que Yusuf teve seu visto de entrada nos EUA negado, apenas por ser muçulmano. Mas isso tudo era esperado vindo do jornal que vem.

O interessante é que Yusuf (ou o eterno Cat, como muitos preferem) parece ter voltado mesmo com toda a força. É a terceira matéria sobre ele que eu posto somente este ano, mostrando que o cara está de volta para ficar!

Sobre a música, ainda não a ouvi. Mas mesmo que tivesse, não postaria já que a causa é nobre. Por uma doleta você baixa ela no site oficial e ainda ajuda a uma criança palestina que virou estatística israelense.

Nenhum comentário: