domingo, 22 de fevereiro de 2009

Rock Enredo: Quadrophenia

Lançado em 73, Quadrophenia é a segunda ópera rock do The Who (Tommy de 69, foi a primeira). O disco conta a história de um certo Jimmy, jovem mod inglês. O termo Quadrophenia é uma adaptação da Esquizofrenia, distúrbio onde a pessoa apresenta duas personalidades.

E é justamente aí que começa a ficar divertido. A Quadrophenia seria um distúrbio onde Jimmy apresenta não duas, mas 4 personalidades distintas, onde cada uma delas corresponde a um integrante do Who.

Um cara durão, um dançarino incapaz. (Roger Daltrey)
Um romântico, sou eu por um momento? (John Entwistle)
Um maldito lunático, eu até mesmo carrego suas malas. (Keith Moon)
Um mendigo, um hipócrita, amor, reine sobre mim. (Pete Townshend)

A história
desenvolve-se sob a narração de Jimmy, dividindo-se em 2 partes. Na primeira ele narra as frustrações e inseguranças que marcam sua vida. Família, trabalho, psicanalista... todos apenas contribuem para seus fracassos sociais. No final do primeiro disco, há então a música I Had Enough, onde ele se droga com anfetaminas e parte no trem para Brighton, no litoral. Lá embarca num pequeno bote e rema para uma rocha isolada no mar, onde encontra a redenção na chuva. Townshend sempre teve fixação pela água.

Cada uma das personalidades possui uma música tema. Daltrey surge em Helpless Dancer. Entwistle tem a frenética Doctor Jimmy. O louco Moon tem a tão louca quanto Bell Boy. O encerramento do álbum encontra o perfeito clima de redenção com Love Reign O'er Me, tema de Townshend. No final do disco, na música The Rock, os 4 temas se interligam num genial arranjo.

Em 1979 Quadrophenia ganhou uma versão para o cinema, a exemplo do que já havia acontecido com Tommy. Mas o foco do filme ficou mais na rivalidade entre os mods e os rockers, que marcou a Inglaterra nos anos 60. O filme traz também um jovem Sting no papel do lider mod. Lá embaixo, o trailler do filme.

O fato de ter escolhido Quadrophenia e não Tommy para postar tem uma explicação simples: eu adoro esse disco, estando no meu Top Ten Ever! Quadrophenia reflete o Who na sua melhor forma, Townshend está no seu auge criativo e os arranjos beiram perfeição. Obra obrigatória, sem nenhuma sombra de dúvida.


Um comentário:

Zana Queiroz disse...

Apesar de não ser uma de minhas bandas preferidas...adorei o lance das personalidades distintas com os integrantes da banda...isso é bem doido...rsrsrsrs.O disco deve ser interessante, ouvi-lo sabendo da história principalmente. Muito legal Caio, to adorando o Rock Enredo. Mais uma vez admiro esse cuidado de saber muito bem o que postar, matando minha curiosidade nesse mundo do Rock in Roll.