sábado, 21 de fevereiro de 2009

Rock Enredo: Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band

Impossível começar essa coluna especial sem ser com o que é considerado por muitos o primeiro Rock Enredo da história. A começar com a capa, que apesar do clima de funeral, poderia muito bem ser uma escola de samba vista de frente, cheia de destaques e alegorias.

A idéia surgiu depois que os Beatles simplesmente encheram o saco do pandemônio que rolava nas turnês. Resolveram então criar uma banda imaginária, onde apenas o disco sairia em tour.


A verdade é que o enredo só foi seguido nas primeiras músicas e no final do disco, com a segunda parte da faixa título. Mas o clima circense está presente em todo o álbum, com pitadas de experimentação e um sem número de mensagens obscuras camufladas. Tudo isso temperado pelo auge da psicodelia britânica, que catapultou na mesma época nomes como o Pink Floyd de Syd Barret.


O Sargento é mais que um disco conceitual. É uma obra de arte no sentido mais amplo da palavra, abordando vários aspectos sensoriais. Pela primeira vez uma capa de um álbum teve sua aparência tão valorizada pelo trabalho de Peter Blake. Os geniais arranjos de George Martin não estimulam apenas nossa audição, mas é possivel sentir o cheiro do circo em Being For Benefit of Mr Kite. E em A Day in The Live é possivel sentir as mãos sujas pela tinta do jornal desfolhado por Lennon.


Portanto, enredo nota 10 para os Beatles e o Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, de 1967.

Um comentário:

Zana Queiroz disse...

Por que será que eu ja sabia que Beatles estaria no meio desse seu Carnaval?rsrsrsr..adorei!

:P